Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma mulher gravemente afetada pela Covid-19 recebeu o primeiro transplante de pulmão de um doador vivo a uma paciente recuperada da doença. O procedimento foi realizado no Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, e conduzido por uma equipe formada por 30 médicos ao longo de 11 horas, para implantar os tecidos pulmonares recebidos dos órgãos do marido e do filho da paciente.
Equipe de médicos na cirurgia no Hospital Universitário © Kyoto University Hospital/Kyodo
-Covid-19 X tabagismo: raio-x compara efeitos de ambas as doenças nos pulmões
Ainda que transplantes de pulmão venham sendo utilizados na recuperação de pacientes gravemente afetados pela Covid-19, essa é a primeira vez que os tecidos são doados de pacientes vivos, revelando-se importante avanço como alternativa e qualidade para o procedimento. “Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)”, afirmou Hiroshi Date, cirurgião torácico responsável pela operação. A cirurgia aconteceu no dia 7 de abril, e o estado de saúde dos três é estável.
Raio-x do tórax da paciente: à esquerda, antes do transplante, à direita, depois. O tecido pulmonar transplantado aparece nas áreas escuras © Kyoto University Hospital
-O 1º transplante de mãos e rosto do mundo durou 23 horas e envolveu mais de 80 pessoas
Segundo o médico, o êxito da cirurgia passa a oferecer esperança para os pacientes como um novo tratamento contra os efeitos da Covid-19. A universidade informou que a mulher que recebeu o transplante contraiu a doença no final do ano passado e, ainda que tenha se livrado do vírus, o impacto sobre seus pulmões foi extenso, e se agravou depois que ela contraiu uma pneumonia – obrigando a paciente a permanecer em uma máquina de suporte de vida, respirando através de um pulmão artificial, por três meses no hospital.
O cirurgião torácico Hiroshi Date, que liderou o procedimento © divulgação
-Coração artificial com tecnologia avançada será colocado à venda ainda em 2021
A tecnologia do pulmão artificial era a mesma que vem sendo utilizada no caso do comediante Paulo Gustavo, com oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO). O diagnóstico da paciente japonesa, porém, tornou-se irrevogável: sem um transplante a mulher não iria sobreviver. “Embora a paciente tenha dado resultado negativo para covid-19 em um teste de PCR, não havia esperança de recuperação do distúrbio pulmonar, e a única maneira de salvar a vida dela era transplantar o pulmão”, afirmou o hospital, em comunicado. A ideia é que a paciente deixe o hospital em dois meses.
Cirurgias de transplante de tecido pulmonar para casos graves de Covid-19 já vêm sendo feitas com sucesso na Europa, na Ásia e nos EUA, mas nunca antes recebendo doação de um paciente vivo – os tecidos utilizados em tais casos vinham de pacientes com morte cerebral. O avanço realizado pela equipe do Hospital Universitário de Kyoto pode ser fundamental para o tratamento da Covid-19 mas também de outras graves males do pulmão.
Entrada do Hospital Universitário de Kyoto © Mainichi Japan
-Serrana aposta em vacinação em massa e apresenta queda em casos graves de covid-19
“Espera-se que o primeiro transplante de pulmão de um doador vivo do mundo seja um tratamento promissor para pacientes com doenças pulmonares graves”, afirmou o comunicado.
Publicidade
O laboratório financiado pelo bilionário fundador da Microsoft vai começar a testar uma possível vacina para...
O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid teve de ser interrompido na última quarta-feira...
O canabidiol pode interromper a disseminação da Covid-19 nas células pulmonares, e até mesmo inibir a...
O rover Perseverance, da NASA, se tornou o primeiro equipamento a produzir oxigênio em outro planeta. Utilizando um...
Um asteroide está ameaçando o clima festivo de Natal que já está tomando nossos corações e seguirá assim até os...
O mais novo primata entre os macacos não é tão novo assim. Cientistas encontraram uma espécie até então...
Febre nos anos 2000, quando o arquétipo de beleza feminina era ser magra e ter seios grandes, houve uma época em que...
Para cada pessoa que acredita que a sorte exista, há outras tantas que se dizem céticas, "que isso tudo é bobagem"....
Entre trabalho, vida pessoal, cuidar da saúde e ter vida social, será que estamos sabendo aproveitar o pouco tempo...