Debate

Covid: site calcula quando você será vacinado; resultados não animam

Yuri Ferreira - 09/04/2021

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas na sua frente na fila para identificar quanto tempo, em média, vai demorar para chegar a sua tão sonhado dose de imunização contra o novo coronavírus.

– Serrana aposta em vacinação em massa e apresenta queda em casos graves de covid-19 

Vacinação no Brasil caminha a lentos passos graças à ingerência e demora do governo federal em comprar doses para alimentar plano de imunização nacional

‘Quando vou ser vacinado’

Atualmente, o Brasil conta com quatro vacinas aprovadas pela Anvisa: a de Oxford/Astrazeneca e a Coronavac (que responde por mais de 90% das imunizações), que já estão sendo aplicadas, e a da Janssen (de dose única) e a da Pfizer, que já foram compradas pelo governo federal, mas não chegaram ao país ainda.

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas 

O ritmo lento da vacinação se deve justamente à falta de doses circulando no país; vale lembrar que o governo federal teve a oportunidade de comprar vacinas já no ano passado e prorrogou essa decisão para esse ano. Atualmente, são cerca de 500 milhões de doses já adquiridas pela gestão federal, mas a maioria delas só vai chegar no segundo semestre.

O cálculo do ‘Quando Vou Ser Vacinado?’ não prevê esse aumento de doses nos próximos meses e leva em consideração a média móvel semanal de vacinações diárias disponibilizadas pelos estados.

“Atualizamos diariamente nossos dados com a média de 7 dias de vacinação por estado, esses dados são coletados diariamente pelo @coronavirusbra1. A projeção da população brasileira e o recorte dos estados por idade são dados disponibilidados pelo IBGE.Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS”, explica o site.

– Gêmeas ricas, secretária e prefeito. Brasil negacionista fura fila de vacinação contra a covid-19 

Você pode acessar o ‘Quando vou ser vacinado?’ através desse link.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Vibrador com o rosto de Donald Trump dá o que falar nos EUA