Debate

Covid: SP alerta para colapso por falta de ‘kit intubação’

Redação Hypeness - 15/04/2021

Segundo documentos obtidos pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, o estado de São Paulo está próximo de um colapso no sistema de saúde. A Secretaria de Saúde estadual pediu urgentemente ao Ministério da Saúde por medicamentos do chamado ‘kit intubação’, uma série de drogas que auxiliam no tratamento de pacientes em estado grave da covid-19.

– Brasil registra novo recorde mundial de enfermeiros mortos no combate ao coronavírus

“A situação de abastecimento de medicamentos, principalmente daqueles que compõem as classes terapêuticas de bloqueadores neuromusculares e sedativos está gravíssima, isto é, na iminência do colapso, considerando os dados de estoque e consumo atualizado pelos hospitais nesses últimos dias”, afirma o documento assinado pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Pandemia se agrava em SP; internados em UTI tem risco de morte aumentado após negligência do Ministério da Saúde

– Vacina: demora, corrupção e privilégios ameaçam a imunização brasileira

Ministério da Saúde ignorou pedido de insumos

Uma falta de insumos hospitalares para internação de pessoas resultaria em um colapso de proporções nunca antes vistas no estado mais rico do país. O risco de morte por covid-19 seria ainda mais agravado sem esses medicamentos.

Basicamente, o estado pede por suprimentos de sedativos, que auxiliam na manutenção do paciente que está intubado. Sem a sedação, a dor excruciante da intubação levaria ainda mais fatalidades, em especial causadas pela parada cardíaca.

– ‘Kit covid’ causa morte de 3 e leva outros pacientes para fila de transplante

O documento reitera que os pedidos têm sido feitos há 40 dias para o Ministério da Saúde, mas que ainda não foram respondidos pelo órgão federal e que os efeitos desse esgotamento já serão sentidos “nos próximos dias”.

Brasil segue com vacinação lenta por causa de negligência da gestão Bolsonaro

“Tais fatos motivam nossa insistência em solicitar providências imediatas”, afirma Gorinchteyn, que lembrou, no documento, mais de nove ofícios enviados ao MS sobre o tema. Todos foram ignorados pela pasta.

Ao G1, o médico Walter Cintra Ferreira, sanitarista da FGV, afirmou que a recente alta na mortalidade nas UTIS do estado se dá por conta da falta dessas substâncias.”A falta de insumos de intubação orotraqueal [procedimento que insere o tubo dentro da traqueia] piora as condições de manejo dos pacientes”, disse.

O estado de São Paulo já teve mais de 84 mil vidas perdidas para a covid-19 e 2 milhões de casos, sendo a Unidade Federativa mais afetada pela pandemia em todo o país.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ele ficou no banco de trás de carro sem motorista e acabou preso