Arte

Curta argentino mostra como o mundo é lindo – e completamente louco

Vitor Paiva - 29/04/2021 | Atualizada em - 03/05/2021

O mundo é um lugar maravilhoso – e louco: essa é essencialmente a mensagem que se pode tirar, para além do impacto visual e emocional, do curta-metragem “Anywhere Can Happen” (Em qualquer lugar pode acontecer, em tradução livre) do diretor argentino Fernando Livschitz. Através de supostamente simples sobreposições de imagens e contextos realizadas à perfeição – como uma montanha russa que desce não em um parque, mas sim em pleno espaço sideral, ou duas baleias que nadam em uma piscina, entre muitas outras imagens – o filme parece fazer um levantamento das tantas belezas diferentes que o mundo pode nos oferecer, e de como ele pode se tornar uma completa loucura ao simplesmente mudar determinada coisa de lugar ou perspectiva.

Cena do curta "Anywhere can Happen", de Fernando Livschitz

O mundo é louco e belo na obra do diretor – como uma baleia em uma piscina

-Artista digital ‘insere história’ em cenários de fotos para lembrar o que se passou ali

A presença da emblemática canção “What a Wonderful World” parece também carregar uma dupla e paradoxal função: por um lado, efetivamente sublinhar o que a letra diz, e ressaltar as maravilhas do mundo. Por outro, a letra e melodia imortalizadas na voz do grande Louis Armstrong mas revista para trilha do filme pela banda Reuben and the Dark parece vir plena em ironia – maravilhoso é, em verdade, esse mundo louco e um tanto assustador – e as montagens de mãos gigantes manipulando cenários, criadas perfeitamente pelo diretor, ganham então mais profundidade metafórica.

Nome por trás da produtora Black Sheep Films, Livschitz parece ser mesmo especialista em criar cenas irretocáveis mostrando sequências absurdas feito fossem a mais corriqueira realidade – como um avião da Aerolineas Argentinas pousando em uma avenida de Buenos Aires, uma montanha russa voando sem trilhos por entre os prédios da cidade, o balé dos carros na hora do rush transformado em uma coreografia surreal, e mais.

Cena do curta "Anywhere can Happen", de Fernando Livschitz

Há sempre um aspecto cômico nas montagens dos filmes

-Slides do passado sobre fotografias atuais registram o sentimento da passagem do tempo

Uma visita à página da produtora no Vimeo é garantia de diversão, emoção e espanto em curtas com pouco mais de 1 minuto de duração.

Cena do curta "Anywhere can Happen", de Fernando Livschitz

A técnica de realização do diretor é perfeita

-Artistas palestinos transformam fumaça das bombas israelenses em imagens poderosas

“Eu sou um diretor de cinema e artista visual que vive em Buenos Aires e que me valho de um senso de estilo e olhar único para mostrar minha perspectiva sobre o mundo”, comenta o diretor na página. “Eu tento colocar um sorriso no rosto das pessoas, e acredito que é sempre possível mostrar a vida e as ideias de uma maneira alternativa.

Cena do curta "Anywhere can Happen", de Fernando Livschitz

Livschitz ganhou o prêmio de melhor diretor jovem em Cannes

-O surrealismo do pintor polonês Jacek Yerka é capaz de confundir nossa cabeça

Não é preciso mesmo mais do que um minuto para se ter certeza do talento de Livschitz, que já venceu o prêmio de melhor diretor jovem no Festival da Criatividade de Cannes (o mais reconhecido prêmio da publicidade mundial) e já trabalhou para marcas como McDonald’s. Renault, Coca-Cola, Nissan e para o programa de TV estadunidense The Late Show with Stephen Colbert.

Cena do curta "Anywhere can Happen", de Fernando Livschitz

Seu talento já o levou a trabalhar com algumas das maiores marcas do mundo

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Alcione, Teresa Cristina, Festivais Feminino e FIXE nos destaques