Debate

Dia do Indígena tem ministro Salles na mira e comunidades ameaçadas por mineração

Redação Hypeness - 19/04/2021

O Dia do Indígena de 2021 marca um dos momentos mais decisivos para a gestão de Ricardo Salles à frente do Ministério do Meio Ambiente. O ministro, um dos nomes favoritos do agronegócio e das mineradores dentro do governo Bolsonaro, enfrenta uma crise sem precedentes.

Salles encara dificuldades para encontrar recursos estrangeiros para a conservação da Amazônia, está diante de um pedido de afastamento movido pelo Ministério Público Federal e sofre pressão das instituições públicas, bem como das organizações das populações indígenas.

– Ricardo Salles nomeia sócio de imobiliária de luxo para o Ibama que cancela multas e libera obras de resort 

Ricardo Salles está passando por diversos processos; gestão do ministro pró-ruralistas enfrenta oposição na comunidade na comunidade internacional e resistência entre defensores do meio ambiente

Ricardo Salles atravessa poucas e boas nesse momento. O ministro pró-ruralistas está passando vergonha na sua tentativa de conseguir recursos para a Amazônia. Nosso país recebe aportes de diversas nações, especialmente da Europa, para auxiliar no combate ao desmatamento de nossas reservas florestais.

Ricardo Salles contra o mundo

Entretanto, a política ambiental hiper destrutiva do governo Bolsonaro tem causado rejeição de governos do mundo à fora, em especial da Noruega e dos Estados Unidos. Os EUA já afirmaram que, caso o governo não aja rápido para contenção do desmatamento, vai interromper o envio de verbas. Já o chanceler norueguês criticou Salles porque colocou os recursos como “condição” para exercer o trabalho de proteção ao Meio Ambiente.

– Sustentabilidade ambiental passa por respeito à terra e seus protagonistas

“A Noruega e outros países enfatizaram em conversas recentes com o Brasil que a comunidade internacional está preparada para aumentar o financiamento ao Brasil assim que o Brasil apresentar resultados na redução do desmatamento. Diminuir o desmatamento no curto prazo é uma questão de vontade política, não de falta de financiamento adiantado”, diz o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Sveinung Rotevatn, do Partido Liberal, à BBC.

Do outro lado, Salles enfrenta grande pressão no campo jurídico. Desde o ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) realizou pedidos de afastamento do atual Ministro. O mais recente foi feito em parceria com o Tribunal de Contas de União (TCU). Segundo o documento, que está nas mãos da ministra do STF Carmen Lúcia, Salles é responsável por obstruir uma apuração de apreensão de madeira ilegal na região amazônica, além de ter favorecido madeireiros. A denúncia ainda firma que ele faz parte de uma organização criminosa envolvida num esquema de receptação e crimes ambientais.

O delegado da superintendência da Polícia Federal do Amazonas, que também assina o texto, foi exonerado do cargo.

– Greta Thunberg critica Ricardo Salles após sugestão de usar coronavírus para burlar leis ambientais 

“A atuação do ministro do Meio Ambiente, na sequência dos acontecimentos, revela um total descolamento das atribuições do cargo que exerce, que deveria se pautar pela defesa do meio ambiente e pela fiscalização de atividades ilegais que resultam em dano ao patrimônio ambiental brasileiro”, diz o documento apurado pela ministra do STF.

Hoje, o MPF fez um webinário com Sonia Guajajara, Davi Kopenawa, o filósofo e sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli e o procurador da República Luís de Camões Lima Boaventura. A ideia do evento era debater Projeto de Lei 191/2020, que pretende regulamentar a exploração da atividade econômica em terras indígenas. O PL foi duramente criticado e choveram críticas a Salles durante o evento.

Se você quiser ver:

O cerco está fechando para Ricardo Salles.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Menstruação: um processo natural carregado de mitos e preconceitos