‘Escritores da Liberdade’ é um filme daqueles pra não esquecer. Você já viu essa obra? O longa de 2007 estrelado por Hillary Swank é uma boa pedida para quem deseja entender os conflitos raciais e sociais dos EUA. Inspirado em uma história real, ‘Freedom Writers’ continua atual e escancara, através da educação, a questão do racismo na sociedade estadunidense.
Escritores da liberdade: filme incrível mostra o racismo nos EUA
O filme ‘Escritores da Liberdade’é dirigido por Richard LaGravenese e tem como principal estrela Hillary Swank. Ela interpreta Erin Gruwell, uma professora de ensino médio que começa a dar aulas em uma escola pública da região de Long Beach, em Los Angeles, California.
LA foi marcada por conflitos de gangues com recortes étnico raciais durante os anos 90 e isso deixou marcas profundas na juventude que cresceu em Long Beach. A professora, branca, tenta compreender as dinâmicas de conflito que ocorrem entre os estudantes.
Filme mostra conflitos de gangue nos EUA através da lente da educação
O início conflituoso entre a turma e a professora vai se desenvolvendo no filme até que se torna uma parceria. Através da educação, Erin começa a entender quais são os conflitos que ocorrem e age para reduzir os conflitos étnico-raciais que acontecem dentro da sala de aula.
Então, ela convida seus alunos a realizar um projeto em que vão fazer um diário, inspirados pelo diário de Anne Frank, para registrar sua realidade suas dores. Aí surgem os ‘Escritores da Liberdade’, mas o que acontece no resto do filme eu não posso te dizer.
Questões étnicas, migração e adolescência: ‘Escritores da Liberdade’ ensina com primazia problemas sociais dos EUA
Baseado em uma história real, ‘Escritores da Liberdade’ realmente se trata de uma história sobre como a educação pode ser a solução para a reparação de conflitos sociais. Profundamente marcada pela escravidão e pela xenofobia contra os imigrantes, o filme mostra como a desigualdade opera na sociedade estadunidense.
‘Escritores da Liberdade’: elenco
Erin Gruwell (Hilary Swank)
Erin é uma professora apaixonada por sua profissão, que acredita na educação como uma forma de mudar a sociedade. Entretanto, tem uma relação dificultosa com marido, com sua chefe e com os alunos, mas seu jeito doce e comprometido revelam um espírito libertador.
Scott Casey (Patrick Dempsey)
Scott é o marido de Erin. Além de testemunhar as dificuldades de Erin na instituição de ensino, ele às vezes pode ser uma pedra no sapato da professora.
Eva (April L. Hernandez)
Eva é uma das alunas de Erin. A adolescente latina convive com as gangues de Los Angeles e vai muito mal na escola, mas se descobre um verdadeiro talento com ajuda de Erin.
Margaret Campbell (Imelda Staunton)
A cara dela você provavelmente lembra de ‘Harry Potter’. E no longa ela também é uma diretora de escola conservadora, antiquada. Mas mal sabe ela o que Erin é capaz de fazer.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.