Arte

‘Escritores da Liberdade’ segue atual com falas sobre racismo e desigualdade social

Redação Hypeness - 01/04/2021

‘Escritores da Liberdade’ é um filme daqueles pra não esquecer. Você já viu essa obra? O longa de 2007 estrelado por Hillary Swank é uma boa pedida para quem deseja entender os conflitos raciais e sociais dos EUA. Inspirado em uma história real, ‘Freedom Writers’ continua atual e escancara, através da educação, a questão do racismo na sociedade estadunidense.

– Questlove, do The Roots, dirige documentário sobre o ‘Woodstock Negro’

Escritores da liberdade: filme incrível mostra o racismo nos EUA

O filme ‘Escritores da Liberdade’ é dirigido por Richard LaGravenese e tem como principal estrela Hillary Swank. Ela interpreta  Erin Gruwell, uma professora de ensino médio que começa a dar aulas em uma escola pública da região de Long Beach, em Los Angeles, California.

LA foi marcada por conflitos de gangues com recortes étnico raciais durante os anos 90 e isso deixou marcas profundas na juventude que cresceu em Long Beach. A professora, branca, tenta compreender as dinâmicas de conflito que ocorrem entre os estudantes.

Filme mostra conflitos de gangue nos EUA através da lente da educação

O início conflituoso entre a turma e a professora vai se desenvolvendo no filme até que se torna uma parceria. Através da educação, Erin começa a entender quais são os conflitos que ocorrem e age para reduzir os conflitos étnico-raciais que acontecem dentro da sala de aula.

– Chadwick Boseman recebe indicação póstuma ao ‘Oscar’ por filme com Viola Davis

Então, ela convida seus alunos a realizar um projeto em que vão fazer um diário, inspirados pelo diário de Anne Frank, para registrar sua realidade suas dores. Aí surgem os ‘Escritores da Liberdade’, mas o que acontece no resto do filme eu não posso te dizer.

Questões étnicas, migração e adolescência: ‘Escritores da Liberdade’ ensina com primazia problemas sociais dos EUA

Baseado em uma história real, ‘Escritores da Liberdade’ realmente se trata de uma história sobre como a educação pode ser a solução para a reparação de conflitos sociais. Profundamente marcada pela escravidão e pela xenofobia contra os imigrantes, o filme mostra como a desigualdade opera na sociedade estadunidense.

‘Escritores da Liberdade’: elenco

Erin Gruwell (Hilary Swank)

Erin é uma professora apaixonada por sua profissão, que acredita na educação como uma forma de mudar a sociedade. Entretanto, tem uma relação dificultosa com marido, com sua chefe e com os alunos, mas seu jeito doce e comprometido revelam um espírito libertador.

Scott Casey (Patrick Dempsey)

Scott é o marido de Erin. Além de testemunhar as dificuldades de Erin na instituição de ensino, ele às vezes pode ser uma pedra no sapato da professora.

Eva (April L. Hernandez)

Eva é uma das alunas de Erin. A adolescente latina convive com as gangues de Los Angeles e vai muito mal na escola, mas se descobre um verdadeiro talento com ajuda de Erin.

Margaret Campbell (Imelda Staunton)

A cara dela você provavelmente lembra de ‘Harry Potter’. E no longa ela também é uma diretora de escola conservadora, antiquada. Mas mal sabe ela o que Erin é capaz de fazer.

‘Escritores da Liberdade’ – trailer

Dá uma olhada no trailer do filme:

Publicidade

Fotos: Divulgação/Prime Video


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.