Criatividade

Espie pela janela e veja a vista de cidades do mundo todo nesse site

Vitor Paiva - 18/04/2021 | Atualizada em - 28/04/2021

Se durante a pandemia tornou-se impossível conhecer o mundo de fato e visitar outras casas, o site Window Swap oferece uma experiência emocionante e até mesmo poética, ainda que simples: a vista de janelas espalhadas pelo mundo. O funcionamento é claro: com um clique, assistir à vista da janela de casas espalhadas pelos tantos cantos do planeta. Rússia, EUA, Índia, Canadá, Inglaterra, Itália, Brasil – tudo está lá, ofertado ao aleatório de um clique, para quem quiser poder ver a cara e ouvir o som de uma cidade distante.

Janela do site Window Swap

Janela na Suíça

-Ele passou 12 anos fotografando a janela de um prédio de Istambul e o resultado é poesia pura

O site foi criado, é claro, durante a quarentena por Sonali Ranjit and Vaishnav Balasubramaniam, e é alimentado de janelas pelos usuários, que enviam vídeos filmados de suas janelas. Uma rua na Tailândia, um dia de sol na Áustria, uma montanha na Suíça, o mar no Japão, e tanto mais: os vídeo são gravados em HD e duram cerca de 10 minutos, para serem publicados acompanhados do nome de quem filmou e do local.

Janela do site Window Swap

Janela na Suécia

Janela do site Window Swap

Na Turquia

-Designer cria janelas para que quem tem apartamentos pequenos possa ver melhor o céu

É, portanto, como se visitássemos não só a cidade e o país, mas também a própria casa de quem fez o registro – nesse sentido, a vista pode ser o mais importante, mas a própria janela também é estrela do site. Pois é igualmente interessante o fato de que nem toda vista mostra uma paisagem necessariamente bonita no Window Swap: algumas são somente reais.

Janela do site Window Swap

Janela em Singapura

Janela do site Window Swap

Gato e janela no Qatar

Uma solução para a quarentena

Sonali Ranjit e Vaishnav Balasubramaniam são marido e mulher que trabalham com criação para publicidade em Singapura, mas que estavam entediados com a mesma vista de suas janelas por conta da quarentena. “Nós então criamos um lugar na internet onde podemos olhar por uma janela em outro ponto do mundo”, comentou Ranjit, em reportagem para do site The Stable.

Janela do site Window Swap

Vista na Áustria

Janela do site Window Swap

Em Oahu

Janela do site Window Swap

Janela na Itália

-As famosas mini janelas de vinho de Florença voltaram a funcionar com a pandemia

“Meu marido e eu criamos esse pequeno projeto para ajudar a enfrentar a tristeza do lockdown. Pois sabemos que vai demorar até que possamos viajar novamente para ver uma vista nova de nossas janelas. Então, até lá, por que não viajar como um voyeur olhando pela janela de outra pessoa?”.

Janela do site Window Swap

Duas vistas diversas…

Janela do site Window Swap

…na mesma Índia

Publicidade

© fotos: Window Swap/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.