Criatividade

Esse incrível laboratório de química em miniatura tem todos os detalhes em escala minúscula

Vitor Paiva - 30/04/2021 | Atualizada em - 03/05/2021

Em um laboratório de química o menor detalhe pode fazer toda diferença, e criar transformações imensas – e o mesmo pode ser dito quase que literalmente do trabalho da miniaturista Reihan Farahani. Especialista em recriar objetos em proporções minúsculas e fabricante de bonecas manufaturadas, a artista criou uma incrível e precisa maquete de um antigo laboratório à perfeição – com direito a mobiliário, quadros na parede, microscópio e, claro, tubos de ensaio, béqueres e outros típicos vidros usados para experimentos químicos.

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Os detalhes do pequeno laboratório de Reihan Farahani são precisos

-Conheça o trabalho de Joshua Smith, responsável pelas melhores miniaturas que você já viu

O talento de Farahani é inversamente proporcional à dimensão dos objetos em miniatura que cria, e seu laboratório inclui armários com gavetas etiquetadas, mesas de madeira, luminárias, utensílios diversos, porta, janela e até o piso. A artista conta com mais de 50 mil seguidores no Instagram, mas curiosamente há muito pouco sobre seu trabalho na internet.

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Segundo a artista, a inspiração veio de imagens do Pinterest

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Cada peça é manufaturada pela artista

-É difícil de acreditar, mas alguns dos cenários mais épicos do cinema eram na verdade miniaturas

As legendas, todas escritas em persa, convidam o público a reparar em pequenos detalhes, como as lâmpadas acesas e as velas derretendo no diminuto laboratório que ela criou com inspiração, segundo comentou (e revelou o Google Translate) em imagens que encontrou no Pinterest.

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Microscópios e livros fazem parte do laboratório em miniatura

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

As luzes da maquete de Farahani também funcionam

-O menor KFC do mundo é servido de verdade é não passa do tamanho de uma mordida

 O perfil no qual Reihan Farahani publicou as fotos de seu laboratório de química e de todos os seus trabalhos e “roupas e acessórios em escala 1/8” se chama Nahila Handmade, e nele a artista mostra seu vasto repertório de miniaturas – que incluem os mais variados objetos, como latas de spray, instrumentos musicais, videogames, relógios, máquinas fotográficas e cozinhas inteiras. Trata-se de um trabalho delicado e precioso, que merece ser visto com uma lupa – literal, para reparar ainda mais em cada detalhe, e metafórica, para ampliar o reconhecimento que um grande talento merece receber.

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Todos os típicos vidros de laboratório foram incluídos

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

A comparação com a cadeira da a dimensão das miniaturas

O laboratório em miniatura de Reihan Farahani

Reihan Farahani cria todo tipo de objeto em miniatura no seu perfil

Publicidade

© fotos: Instagram


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.