Design

EUA vão pagar R$ 2 milhões pelo melhor design de máscara contra covid-19

Vitor Paiva - 13/04/2021 | Atualizada em - 15/04/2021

As máscaras vieram pra ficar, e por isso o governo dos EUA anunciou a realização de uma competição pública para premiar o melhor desenho para uma “máscara do futuro”. A pandemia tornou esse equipamento de segurança e a peça mais importante do nosso cotidiano, especialmente para quem tem de sair de casa diariamente – e essa infelizmente parece ser uma realidade que não irá desaparecer tão cedo, mesmo com a vacina começando a controlar a pandemia nos países que estão realizando  corretamente a vacinação, como é o caso do próprio EUA.

Máscara cirúrgica

A máscara é a principal arma do dia a dia para evitar o contágio

-Covid-19 mata aos 52 anos atleta campeã da ‘São Silvestre’

A principal ideia do concurso, intitulado The Mask Inovation Challenge (Desafio pela inovação das máscaras, em tradução livre), é resolver algumas das reclamações mais comuns entre toda a população sobre o uso de máscaras, como o fato de embaçarem as lentes dos óculos, provocar irritações na pele, ser um artefato desconfortável, atrapalhar na comunicação e, claro, se mantendo o mais seguro possível na contenção do contágio de doenças como a Covid-19. Algumas empresas como a LG já lançaram máscaras tecnológicas para proteger da Covid-19.

A máscara tecnológica criada pela LG

A máscara tecnológica criada pela LG © divulgação

-Islândia conseguiu controlar a pandemia apostando na ciência

O concurso será realizado pela Biomedical Advanced Research and Development Authority (BARDA), departamento no governo estadunidense responsável pela prevenção e medidas de combate na saúde, em parceria com o National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) uma agência de prevenção ligada ao Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) do país.

A máscara N95 é a mais segura contra a Covid-19

A máscara N95 é a mais segura contra a Covid-19

-Serrana aposta em vacinação em massa e apresenta queda em casos graves de covid-19

A competição será dividida em duas fases: na primeira, os participantes inicialmente redesenharão máscaras já existentes, e irão trabalhar com tecnologias de ponta e novos matérias para tal processo – dez vencedores sairão dessa fase inicial com 10 mil dólares para desenvolverem protótipos dos projetos.

máscaras de pano

Máscaras de pano e outros tipo tornaram-se populares na pandemia

Na segunda fase, o concurso exigirá o design de máscaras “inéditas”, sem se basearem em projetos pré-existentes, na qual cinco vencedores dividirão o prêmio de 400 mil dólares. As inscrições no concurso vão até o dia 21 de abril, mas infelizmente ele é restrito a cidadãos ou moradores permanentes dos EUA.

Criança vestindo máscara

A competição redesenha máscaras existentes e desenvolve novos tipos de máscaras

-Estudo indica formas de prevenir pandemias futuras, que podem estar mais próximas do que imaginamos

O anúncio da competição não significa que as máscaras atuais não funcionem na proteção contra a Covid-19, mas visa aprimorar tal barreira e melhorar o uso desses equipamentos. Sob novo governo federal desde o início do ano, os EUA vêm vacinando de forma efetiva e massiva no país, chegando a aplicar 4 milhões de doses em um único dia, com 20% da população já totalmente protegida, com as duas doses administradas, em meados de abril. O uso de máscara, porém, seguirá como medida de contenção da atual pandemia, assim como proteção contra o surgimento de novas infecções.

Mulher vestindo máscara

Os prêmios do concurso somam US$ 500 mil dólares

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Adidas lança tênis inspirado em Yoda para que a força esteja sempre com você