Sustentabilidade

Golfinhos nadando em grupo enorme encantam turistas; veja vídeo

Redação Hypeness - 19/04/2021

Os golfinhos são seres muito sociáveis; isso a gente já sabe! Mas você já viu uma ‘debandada’ de golfinhos? O termo pouco usual se refere ao que em tese parece um cardume desses mamíferos marinhos.

Uma empresa de turismo do sul da Califórnia, nos EUA, conseguiu registrar uma icônica debandada: eram centenas de golfinhos fazendo saltos e nadando no oceano Pacífico, o que encantou turistas e viralizou na internet.

– Golfinhos ‘falam’ entre si para combinar movimentos sincronizados; veja vídeo 

Coletivos de golfinhos se unem em uma multidão marítima e dão um espetáculo na natureza; cientistas ainda não entendem completamente o motivo das chamadas ‘debandadas’

As imagens foram registradas pela Dana Point Whale Watching, uma empresa de turismo da região de Orange County, na Califórnia. Segundo a companhia, o espetáculo dos mamíferos marinhos durou cerca de quatro horas e contou com mais de 100 golfinhos.

– Golfinhos também escolhem amigos por interesses em comum

Entretanto, as stampedes (debandadas) não são incomuns. Em 2013, segundo a NBC News, foi registrada uma debandada com mais de 100 mil golfinhos que ocupou cerca de 88 quilômetros quadrados no Pacífco Norte.

O termo debandada ainda está em disputa pelos biólogos marinhos; apesar de não se tratar de um cardume (os golfinhos não são peixes), não há um nome adequado para essa movimentação coletiva desses animais. Segundo alguns pesquisadores, o uso da palavra ‘debandada’ seria inapropriado por causar a suspeita de que os animais seriam descoordenados, o que definitivamente não é verdade.

– Golfinhos sofrem com doença de pele letal provocada por emergência climática

Confira o vídeo dos golfinhos em Orange County, Califórnia:

“Eles são animais muito sociáveis, sem dúvida, mas costumam se reunir grupos bem menores”, explica Sarah Wilkin ao canal NBC 7 de San Diego. “Entretanto, e não sabemos exatamente o porquê, eles acabam se reunindo desa forma”, conclui a pesquisadora.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.