Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Universidade de Winchester, no Reino Unido, se meteu em uma polêmica nas últimas semanas. A instituição de ensino decidiu fazer uma estátua no valor de 24 mil libras esterlinas (R$ 185 mil na cotação atual) para homenagear a ativista pelo clima Greta Thunberg. Se a ideia da homenagem é bonita, a situação não ajuda: a reitoria decidiu gastar esse dinheiro em um momento de cortes de gastos na universidade e os estudantes estão revoltados.
Estátua de Greta Thunberg causa polêmica entre estudantes britânicos
A Universidade de Winchester é uma das instituições de ensino mais tradicionais da Inglaterra, mas têm sofrido com problemas financeiros, especialmente após a pandemia do novo coronavírus. Ou ao menos foi sob essa justificativa que dois planos de demissão em massa e corte de benefícios a estudantes foi feita. Vale lembrar que a instituição é privada, com pagamento de mensalidade, e, por isso, os alunos estão revoltados com o mau-uso da verba.
“A estátua foi aprovada no orçamento de 2019, mas desde então a universidade sofreu com redução nas bibliotecas, planos de redução de funcionários, além de estar sofrendo com uma crise de saúde mental entre os estudantes. Pedimos à Universidade que reconsidere essa inauguração: estamos frustrados e revoltados”, afirmou a diretora do centro acadêmico da universidade, Megan Ball.
– Dia da Terra: Greta Thunberg associa luta contra coronavírus ao aquecimento global
“É impossível que desfaçam a estátua, afinal, o dinheiro já foi gasto. Mas é importante que os estudantes vejam como seu dinheiro está sendo gasto e que participem do orçamento da universidade. É uma oportunidade para a universidade abrir suas finanças e ser mais transparente”, completou à Sky News.
A principal demanda das organizações estudantis é que a Universidade de Winchester crie um comitê de urgência para tratar da saúde mental dos alunos.
Homenagem tem fins políticos e era inevitável, mas teve objeção dos grupos estudantis
Segundo avaliam os estudantes, a principal motivação para a Universidade gastar esse dinheiro no momento é tê-la antes da COP 26, a conferência mundial de lideranças contra a mudança climática, que será realizada em 2026 no Reino Unido. Mas haja pressa, hein?
O reitor da Universidade de Winchester, Joy Carter, afirmou que a estátua é importante para inspirar os estudantes. “Greta é uma jovem mulher que, apesar de todas as dificuldades, se tornou uma liderança mundial pelo meio ambiente. Como essa instituição valoriza a sustentabilidade e a justiça social, nós estamos orgulhos em homenagear essa líder inspiradora dessa forma”, defendeu em comunicado.
– Pênis estão encolhendo por aquecimento global. ‘Te vejo na próxima greve’, diz Greta
“Sabemos que muitos acreditam que Greta seja uma figura controversa. E como uma instituição de ensino, nós estamos abertos ao debate e ao pensamento crítico. Mas acreditamos e esperamos que essa estátua sirva de inspiração para a nossa comunidade. Ela deve nos lembrar que não importa o que a vida joga contra nós. Podemos sempre mudar o mundo para melhor. Essa é a mensagem que queremos transmitir aos nossos estudantes e a todos os jovens do mundo”, completou.
Publicidade
O nome de Neymar persiste no noticiário, mas não só por assuntos relacionados ao esporte. Pelo contrário, além de...
Arqueólogos conseguiram provas substanciais de que uma mulher ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica. A...
Depois que o novo prefeito de São Paulo decidiu que uma cidade melhor era uma cidade cinza e sem grafites, e para tal...
Nesta altura do campeonato você já deve ter dado de cara com o áudio ‘Neiva do Céu’. A conversa entre duas...
Está circulando nas redes sociais a fotografia supostamente de uma empresa desaconselhando os funcionários a fazer...
Ouvir o ambientalista e escritor Aílton Krenak hoje é receber a sabedoria de um dos mais importantes pensadores...
Durante anos, Dorothy Carvello foi uma das principais executivas da Atlantic Records. A profissional, que trabalhou...
Se diversos países já começaram a sair da quarentena, as regras de distanciamento social para evitar o contágio do...
O Carnaval no sambódromo de São Paulo deve acontecer normalmente no feriado de Tiradentes, em 21 de abril, mas a...