Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O horticultor indiano Haji Kalimullah Khan não é conhecido mundialmente como “Homem-manga” por acaso: trabalhando como produtor de frutas desde os 15 anos – especialmente, é claro, no cultivo de diversos tipos de manga –, Khan se tornou um dos maiores e mais especializados nomes do mundo em seu ramo. Seu maior feito, no entanto, está em uma árvore específica: uma mangueira centenária, capaz de produzir sozinha 300 variedades da fruta. Sim, enquanto o mundo se acostumou a consumir somente dois ou três tipos de manga, a árvore do horticultor indiano desde 1987 produz 300 tipos ao longo do ano.
O “homem-manga” Khan diante de sua árvore de 300 mangas © Pankaj Singh/Facebook/Reprodução
-Indiano transforma terra árida em pomar com mais de 10 mil árvores
Quando começou como fazendeiro em Malihabad, cidade no distrito de Uttar Pradesh, ao norte da Índia, Khan também produzia somente dois tipos de manga. A região é conhecida como “capital da manga” no país que é o maior produtor da fruta no mundo, e produz centenas e centenas de variedades, mas a grande epifania veio quando o horticultor, ainda adolescente, viu uma única roseira produzindo flores de diferentes cores. Assim ele começou a aprender sobre cruzamento de espécies, e decidiu aplicar a técnica de enxerto, unindo tecidos de plantas diferentes, à produção de mangas: assim nasceu sua árvore milagrosa.
A árvore foi feita em técnica de mistura de diferentes mudas © reprodução/Youtube
Khan cuida da manga desde 1987 © RAJ K RAJ/HINDUSTAN TIMES
-Ele passou 30 anos cavando sozinho um canal para irrigar sua aldeia
Batizada como “A Resoluta”, a mangueira foi produzida a partir de diversos enxertos, e se tornou uma espécie de pomar inteiro em um único exemplar de árvore. Durante o verão indiano, entre março e junho, a árvore se estampa em cores variadas, entre verde, vermelho, roxo, amarelo e rosa, e as formas acompanham as tonalidades, entre frutos redondos, ovais, pequenos e grandes: até o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi homenageado com uma variante vermelha especialmente desenvolvida, em um híbrido entre as mangas do tipo Husn-e-Aara de Kolkata e Dussehri de Lucknow. Outra variedade foi criada em tributo às vítimas da Covid-19.
Alguns dos diferentes tipos de manga produzidos pela mesma árvore © arquivo pessoal
-Morre o ‘homem árvore’ e fica o seu legado de mais de 5 milhões de árvores plantadas
A grande preocupação de Khan atualmente é passar a técnica em frente, ensinando a seus filhos e aprendizes – “A Resoluta” foi incluída no Limca, o livro dos recordes indiano, e a produção de mangas da fazenda de Haji é parcialmente vendida, mas boa parte das frutas é doada para moradores da região.
Documentário publicado no YouTube sobre o “Homem-manga”
Nem tudo, porém, são flores – ou frutas: o fazendeiro é alvo também de críticas por parte da Associação de Produtores de Manga do país, que muitas vezes vê a técnica como cosmética ou como uma criação artística, sem benefício para o cultivo ou valor comercial. Khan, é claro, não concorda, e vê em sua produção justamente uma junção: uma arte com valores práticos e efetivos quanto um fruto pendurado em um galho.
Khan recebeu diversos prêmios oficiais do governo indiano © reprodução/Youtube
Publicidade
Estádios podem se tornar estruturas obsoletas em uma cidade e transformar negativamente a paisagem, como aconteceu com...
Os elevadores panorâmicos, aqueles com paredes de vidro, populares em shoppings e aeroportos, ganharam um novo...
“Não basta a comida ser boa, ela precisa também fazer bem para a sociedade”. Esse é o conceito que norteia a...
Imaginar como será o futuro é um hábito que pessoas de qualquer década têm. Mas poucas fazem isso com tanta...
Um encontro marcado pelo Tinder pode trazer de tudo, desde o amor da sua vida, um relacionamento duradouro, uma...
Quem teve a oportunidade de andar em carrinhos de bate-bate quando era pequeno (ou quando adulto), sabe a diversão que...
Quando a filha da professora de sociologia Danielle Lindemann, de 3 anos, ganhou de presente um livro sobre as...
Quem nunca, naquele desespero de não achar papel melhor em casa, embrulhou um presente com papel de jornal? Afinal,...
A LEGO, marca associada com inovação e originalidade, já inspirou muitos artistas, como é o caso do grupo Planet...