Design

Ilusão de ótica revela cor que você nunca viu antes

Redação Hypeness - 09/04/2021 | Atualizada em - 13/04/2021

Os efeitos visuais estão cada vez mais realistas, mas existem ainda muitos momentos em que a natureza dita as regras e não há nada que imite. É a grande batalha travada entre RGB e CMYK que faz esse efeito. E uma ilusão de ótica pode nos ajudar a revelar uma cor que talvez você nunca tenha visto de verdade: o ciano.

Começando do princípio, RGB é a abreviatura de Red, Green, Blue (Vermelho, Verde, Azul) e representa o método de cores utilizadas em monitores. Ali, a luz e a mistura entre essas três cores primárias são os elementos chaves para a formação de todas cores vistas em um meio eletrônico – ao todo, 16 milhões de tonalidades diferentes divididas nos 255 níveis possíveis.

Já o padrão CMYK, representa Cyan, Magenta, Yellow, Black (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) e é utilizado para produção de materiais impressos. E é sobre esse ciano que vamos falar!

O ciano, ou verde-água, ou ainda azul esverdeado que você vê nas telas da vida não é um “ciano verdadeiro”, já que esse pigmento é bastante difícil de capturar na televisão e geralmente aparece diluído em uma forma inferior.

Uma ilusão de ótica postada nas redes sociais deixou os internautas surpresos ao ver o deslumbrante pigmento verde-azulado.

Para replicar o ciano, combinações de luz vermelha, verde e azul são misturadas, mas ainda não é um truque perfeito. A versão RGB é, na verdade, mais vibrante do que o ciano do sistema de cores CMYK.

Agora, graças a uma ilusão de ótica que está circulando pela internet – e botando fogo no TikTok -, agora você pode dar uma espiada nesta cor tão difícil de reproduzir. Basta assistir o vídeo abaixo em tela cheia e se concentrar no ponto branco dentro do círculo vermelho por cerca de 30 segundos, depois feche bem os olhos.

Você verá um círculo azul-esverdeado que não é bem o ciano que você está acostumado a ver – que está mais próximo do azul-claro do que desta mistura mais para o verde.

A ilusão de ótica não se tornou viral da noite para o dia. Ela chamou a atenção da Internet pela usuária do TikTok, Kate Bacon, que publicou o vídeo chamando a atenção para esta cor “nunca antes vista”.

“Vou mostrar uma cor que você provavelmente nunca viu antes”, disse ela aos usuários da rede social. “Isso é chamado de ciano verdadeiro, e a maioria das TVs e monitores não são capazes de produzir esse pigmento.”

A ilusão de ótica já havia se tornado viral no aplicativo Reddit, com instruções ligeiramente diferentes. “Olhe para o ponto vermelho no centro do círculo vermelho. Quanto mais tempo, melhor (dois minutos e você obterá um efeito muito mais forte)”, explicou.

“Logo depois de olhar, você começará a ver uma fina borda de luz ao redor do vermelho. Espere mais um minuto mantendo sua cabeça perfeitamente imóvel. Lentamente, mova sua cabeça para trás, certificando-se de manter seus olhos focados no ponto o tempo todo. A borda do círculo brilhará intensamente com ciano verdadeiro!”

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.