Ciência

Imagens da erupção de vulcão na Islândia são transformadas em um incrível curta

Vitor Paiva - 16/04/2021 | Atualizada em - 22/04/2021

A erupção recente do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, vem produzindo algumas das mais incríveis imagens já produzidas, e foi esse o impressionante espetáculo que o diretor francês Stéphane Ridard registrou no curta metragem “Stranded”. Mostrando os mais incríveis caminhos de lava pela paisagem da Península de Reykjanes, onde fica o monte, o filme registra em detalhes a explosão, que não trouxe ameaças às comunidades vizinhas, e vem atraindo a curiosidade de diversos visitantes.

A erupção do vulcão Fagradalsfjall

A erupção do vulcão Fagradalsfjall mudou o cenário da região na Islândia

-Arqueólogos descobrem antiga loja de comida de rua enterrada pela lava em Pompeia

Conhecido por filmar as mais variadas paisagens naturais em todo o mundo, Ridard de certa forma tirou a sorte grande ao se mudar há poucas semanas para a Islândia, e se ver diante de uma erupção. Visto que o fenômeno não trouxe maiores ameaças à população, o diretor pôde registrar em imagens aéreas um acontecimento realmente raro: a última erupção do Fagradalsfjall aconteceu há nada menos que 6 mil anos.

-Krakatoa: imagens de satélite mostram grandeza de erupção

E mais: há 800 anos que nenhum vulcão entrava em erupção em toda a região da Península de Reykjanes, localizada a sudeste da ilha. A objetividade das filmagens se faz totalmente suficiente: as incríveis cenas da lava desenhado caminhos incandescentes com as montanhas nevadas ao fundo e a incrível paisagem natural do país, o som e a cena das explosões rasgando a montanha e o magma se movendo não precisam de mais nada.

A erupção do vulcão Fagradalsfjall

Há 800 anos que nenhum vulcão entrava em erupção na Península de Reykjanes

-Fotografias impressionantes da única vez em que se registrou o nascimento e a morte de um vulcão

Em pouco mais de 2 minutos o filme provoca espanto e encanto diante da força e beleza de uma erupção.

50 mil terremotos antes da erupção

A área onde se localiza o Fagradalsfjall fica a cerca de 40 km da capital islandesa, Reiquiavique e, apesar de ter somente pouco mais de 27 mil moradores entre os 4 municípios locais, a Península de Reykjanes é uma regiões mais povoadas do país – a população total da Islândia é de cerca de 365 mil habitantes.

A erupção do vulcão Fagradalsfjall

Há 6 mil anos que o vulcão Fagradalsfjall não entrava em erupção

-O guia definitivo de como escapar de um vulcão em erupção

Uma sucessão de terremotos iniciada no final de 2019 começou a anunciar que a erupção poderia ocorrer e, somente nas últimas semanas, foram registrados cerca de 50 mil tremores na região. A erupção de fato aconteceu na noite de 19 de março de 2021 e, segundo especialistas, pode durar ainda muitos anos em atividade.

A erupção do vulcão Fagradalsfjall

As fotos que ilustram essa matéria são cenas do filme 

Publicidade

© fotos: reprodução/Stranded


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe de quase 110 kg pescado em rio pode ter mais de 100 anos