Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Itamar Assumpção (1949 – 2003) é considerado um dos principais nomes da música independente e da chamada “Vanguarda Paulista”. Nos últimos anos, sua filha Anelis Assumpção e uma equipe de respeito iniciaram uma série de homenagens à vida e obra do artista. Da opereta “Pretoperitamar — O Caminho que Vai Dar Aqui”, passando pelo Museu Itamar Assumpção – MU.ITA e chegando agora no Instituto.
O musical “Pretoperitamar” celebra o músico – cantor, compositor, escritor, instrumentista, ator, produtor… – em um conto não-linear e pouco convencional. Belíssimo e condizente com sua obra, a peça fez sua estreia em novembro de 2019.
Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé no Projeto SP, em 23/03/88
Para seguir reunindo e revisitando o legado de Itamar na música brasileira e mundial, em 20 de novembro de 2020, dia da Consciência Negra, foi inaugurado um museu virtual com sua obra, vida e trajetória. No Museu Itamar Assumpção – MU.ITA também se encontram exposições de longa e curta duração e uma sala dedicada à memória de sua filha Serena Assumpção.
Depois da inauguração do MU.ITA surgiu a necessidade de oficializar uma instituição para regulamentar os interesses centrais que abarcam toda a obra de Itamar e da cultura negra brasileira. Assim, no último dia 15 de abril de 2021, a Organização sem fins lucrativos – Instituto Museu Itamar Assumpção foi oficializada.
A finalidade é preservar a memória da obra, mas também burocrática, para o reconhecimento da instituição e objetivos maiores sejam alcançados, como a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé no projeto SP
“Um Museu, só pode ser considerado um Museu ao que compete todas as missões pre estabelecidas para o funcionamento e reconhecimento de suas práticas se for uma Instituição com um estatuto e um CNPN que abarque suas razões sociais. Esse passo possibilita que o Museu caminhe em crescimento.”, explica Anelis Assumpção.
Anelis, que é a Diretoria Executiva, e sua mãe, Elizena Brigo de Assumpção, são as Associadas Fundadoras, a produtora Priscila Melo comanda a Diretoria Administrativa e Frederico Teixeira a Diretoria Artística.
Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé no Projeto SP, em 1988
Fazem parte do Conselho Consultivo do Museu, instância que atuará para aconselhamento da gestão do Museu congregando indivíduos com conhecimento e repertório capazes de emitir orientações aos dirigentes e gestores da entidade. Entre os nomes do conselho estão Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Liniker, Negro Leo, Patrícia Palumbo, Thalma de Freitas, Carmen Silva, Djamila Ribeiro, Tiganá Santana e Zélia Duncan.
Publicidade
Aquela dose semanal de arte e cultura está de volta com dicas cremosas e crocantes. Destaque para o show da cantora...
Depois de dois anos de pausa, o Lollapalooza voltou ao Autódromo de Interlagos para uma das maiores edições nestes...
Artistas novos surgem a todo momento e tenho um vício particular em ficar de olho nas novidades da música que surgem...