Arte

Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas do Brasil ganha biografia fruto de 20 anos de pesquisa

Redação Hypeness - 29/04/2021 | Atualizada em - 03/05/2021

Após 20 anos de pesquisa, Lina Bo Bardi (1914-1992), uma das maiores arquitetas da História do país, vai ganhar uma biografia. “Lina Bo Bardi – O Que eu Queria era Ter História” é fruto do estudo de Zeuler R. Lima, que conseguiu reunir um acervo bastante completo de fotos, desenhos e informações sobre a vida da ítalo-brasileira. 

Tebas: o arquiteto negro que ajudou na reforma da Catedral da Sé ganha estátua em SP

A arquiteta Lina Bo Bardi.

Nascida em Roma, na Itália, Lina veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial e viveu em São Paulo durante sua vida. O projeto arquitetônico do SESC Pompeia, inaugurado em 1982, é obra dela. A capa da biografia foi inspirada na estética do prédio.

Este ano, Bo Bardi foi homenageada na Bienal de Veneza com um Leão de Ouro Especial pelo conjunto da obra. Foi a primeira vez que uma brasileira levou o prêmio. A biografia tem 456 páginas e sai pela Companhia das Letras com o preço sugerido de R$ 89,90.

A capa da biografia de Lina Bo Bardi.

Seleção Hypeness: confira 15 lugares com arquitetura inovadora em SP

Essa está longe de ser a primeira obra do pesquisador e artista Zeuler R. Lima sobre a vida da arquiteta. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia, Lima já publicou o ensaio biográfico Lina Bo Bardi pela Yale Press, em 2013, e livros como “Lina Bo Bardi, Drawings” e “Lina Bo Bardi Dibuja”, que acompanharam as respectivas exposições sobre a arquiteta e tiveram sua curadoria.

O interior do prédio do Sesc Pompeia, em São Paulo.

Publicidade

Fotos: Divulgação / Getty Images / Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Festival de ópera na Áustria transforma o palco em uma gigante – e flutuante – obra de arte