Debate

Lockdown ajuda Araraquara a reduzir em 80% número de mortes por covid-19

Redação Hypeness - 15/04/2021

Araraquara (SP) dominou as manchetes das redes sociais e o debate político sobre a necessidade de um lockdown rígido para conter o espalhamento do novo coronavírus. As medidas de restrição de circulação impostas pelo prefeito Edinho Silva (PT) foram colocadas em prática após um escalonamento no número de internados pela covid-19.

– Serrana aposta em vacinação em massa e apresenta queda em casos graves de covid-19

A ideia do prefeito era conter o espalhamento da variante P.1 do vírus. O resultado chegou: em comparação ao mês anterior, a cidade registrou uma queda de 80% no número de mortes pela doença.

Edinho Silva (PT) foi o responsável pelas rígidas medidas de isolamento social que ajudaram na redução de mortes na cidade interiorana

Entre janeiro e fevereiro, a cidade observou um colapso absurdo no seu sistema de saúde: a lotação de UTIs para tratamento da covid-19 os 100% de pessoas aguardando na fila para serem intubadas para tratar a doença.

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas

Cidade zerou mortes após lockdown

Com poucas doses de vacina em circulação, Edinho Silva decidiu adotar um modelo de lockdown rígido e fechou todo o comércio da cidade, mantendo apenas serviços básicos.  Em 26 de março, a Araraquara havia zerado o número de mortes pela covid-19.

A lotação das UTIs no munícipio do interior paulista é ainda é alta: 95%. Entretanto, o número de mortes caiu drasticamente. Comparando as duas primeiras semanas de março com as duas primeiras semanas de abril, o sistema de saúde de Araraquara viu uma redução de 80% no número de óbitos causados pela doença.

– ‘Contribua com sua vida para salvar a economia’, diz prefeito de Porto Alegre sobre isolamento

“Se fizéssemos isso nacionalmente, o Brasil apresentaria queda nas internações, nas mortes, e teria condições de organizar leitos, sistema de vacinação, e poderíamos, inclusive, começar o planejamento da retomada da economia”, afirmou o prefeito da cidade interiorana.

Publicidade

Fotos: Destaques: © Getty Images e Foto 1: Elza Fiúza/ABr


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.