Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Representatividade é o que vai nos levar além e a menina Clara Larchete, de 8 anos, tem como provar. Quando sua mãe, Daiane Larchete, se deu conta de que a filha estava sofrendo racismo na escola, viu nas mulheres negras poderosas da nossa história uma forma de conversar sobre o tema e inspirar a menina.
Tudo começou quando Daiane viu em um trabalho da escola, uma releitura que a filha fez de uma foto de Tarsila do Amaral. A partir daí criou uma forma linda de ensinar sobre representatividade, amor próprio e auto estima: criando releituras de imagens de grandes mulheres negras.
Clarinha homenageia Michelle Obama e outras mulheres negras em seu Instagram
Em sua conta no Instagram, Clarinha aparece homenageando a escritora Conceição Evaristo, a primeira negra eleita deputada estadual no Brasil, a jornalista e apresentadora Maju Coutinho, a ativista pela educação Kamala Harris, a socióloga, política e defensora dos direitos humanos Marielle Franco, a ativista norte-americana Rosa Parks, entre muitas outras.
Kamala Harris inspira encantadora de garotinha de 8 anos
Além das releituras em imagens, as legendas contam a história da mulher homenageada. O aprendizado então serviu para as duas, já que Daiane acaba conhecendo novas personagens a cada pesquisa.
“Tem algumas mulheres ali que a gente fez a releitura e eu não conhecia. Um exemplo é a história da Tereza de Benguela. Eu nunca tinha escutado fala dela. Para fazer as fotos eu pesquiso, e depois falo para a Clara. A Tereza foi uma líder quilombola, do Quilombo do Quariterê. E eu tento contar essa história de forma bem clara e que ela entenda. As histórias que eu pego também não são lúdicas, são todas reais e muito importantes, e que acabam se tornando uma inspiração de resistência para a Clara”, disse Daiane em entrevista à Marie Claire.
O que começou como uma brincadeira e uma forma de falar com a filha, se tornou um lindo projeto que pode ser referência para outras crianças que sofrem com discriminação. No caso da Clara, inspirou inclusive sua escola a fazer um projeto sobre racismo.
“A luta, para a mulher negra e para o homem negro, é muito mais difícil. Algumas pessoas julgam você incapaz pela cor da pele que você tem”, afirma Daiane em entrevista ao UOL.
Confira mais homenagens feitas por Clara e Daiane:
Publicidade
Pensar em igualdade de gêneros não envolve apenas garantir às mulheres os seus direitos. É preciso também pensar...
No Brasil, o fator socioeconômico tem ligação direta com o sucesso no vestibular. Segundo pesquisa divulgada na...
Há muitos anos o cão-cantor-da-nova-guiné (Canis lupus hallstromi) é conhecido pela ciência. Ainda não se sabe ao...
A podcaster Deborah James conduziu por anos o programa 'Me, You and The Big C' (em tradução livre, 'Eu, você e o...
Com as estradas e cidades praticamente submersas, incluindo grandes metrópoles como Houston, o estado do Texas se...
Uma das figuras mais queridas da música brasileira, o cantor e comunicador Kid Vinil faleceu na última sexta-feira....
A 22ª edição do Big Brother Brasil começou na última semana (17) e o programa já está fazendo a cabeça do...
O irreverente musical Mamma Mia! foi um sucesso quando lançado, em 2008. Era quase impossível não sair das salas do...
O que você faria se soubesse que seu filho de apenas 13 anos provavelmente acabaria passando o aniversário sozinho? A...