Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O planeta vermelho. É assim que conhecemos nosso vizinho de sistema solar, Marte. Mas a NASA recentemente divulgou imagens de dunas azuladas e amarelas nosso companheiro. As imagens parecem ter saído de uma viagem psicodélica ou da capa de um disco do Pink Floyd. Entretanto, elas são produto de filtros científicos que procuram detectar as temperaturas em solo marciano.
– Nasa inaugura previsão do tempo direto de Marte; veja os detalhes
Dá uma olhada nessa foto hipnotizante:
As hipnotizantes dunas de Marte próximas ao polo norte do planeta vermelho
A imagem que salta os olhos é resultado de uma combinação de diversas fotografias que mapearam o planeta vermelho entre 2002 e 2004 na missão Odyssey. A imagem foi publicada como uma forma de lembrar a missão, que completou 20 anos no último dia sete de abril.
– Marte: Perseverance faz primeiras imagens após viajar 480 milhões de km até planeta vermelho
A imagem mostra “um mar de dunas escuras, esculpidas pelo vento em longas linhas, circunda a calota polar norte de Marte e cobre uma área tão grande quanto o Texas”, conforme aponta comunicado oficial da NASA. Segundo a agência espacial estadunidense, os trinta quilômetros representados na foto foram registrados pelo Sistema de Imagem de Emissão Térmica (THEMIS), que registrou as temperaturas do solo do planeta vizinho.
Basicamente, o aparelho conseguia mapear as temperaturas nas dunas de Marte e entender quais compostos químicos estavam no solo do planeta e como eles reagiam à interação com a luz solar.
As partes mais azuladas da foto são as regiões mais frias desse conjunto de dunas, enquanto as amarelas mostram uma interação maior com a emissão de raios solares.
Desde 2001, a THEMIS já enviou à Terra mais de 1 milhão de imagens do nosso querido vizinho de planeta solar e continua a alimentar os cientistas de informações sobre o solo marciano. Mas recentemente, ela ganhou dois novos intrusos em marte: o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, que estão explorando a cratera de Jezero, onde os cientistas desejam descobrir vestígios de água e vida no planeta vermelho.
Publicidade
Cientistas que estudam as células gustativas do organismo — aquelas responsáveis pela identificação de sabores no...
Um ovo de tubarão foi encontrado por um surfista e pescador em Fernando de Noronha . Este é o segundo registro...
O ano de 2020 foi desafiador para a ciência em muitos aspectos. A pandemia do coronavírus fez cientistas de todo o...
Em abril de 2019 uma notícia mexeu com o mundo da ciência: a primeira imagem de um buraco negro havia sido revelada....
Por muito tempo foi disseminada a ideia de que a fecundação se tratava de uma corrida onde o mais forte e rápido...
Em 2012, a NASA descobriu uma grande falha na geleira de Pine Island, na Antártida. Estudos recentes mostram que o...
O contato com a arte tem muitos benefícios tanto para o artista quanto para o espectador, mas um estudo descobriu que...
O Brasil passa por um momento sombrio. Um cientista brasileiro que comandou um estudo que indicou a ineficácia da...
Os gatos são paradoxais: se, por um lado, de fato são animais independentes e autônomos, por outro criam sim laços...