Ciência

Marte tem dunas azuis e amarelas destacadas em fotos divulgadas pela Nasa

Yuri Ferreira - 26/04/2021 | Atualizada em - 03/05/2021

O planeta vermelho. É assim que conhecemos nosso vizinho de sistema solar, Marte. Mas a NASA recentemente divulgou imagens de dunas azuladas e amarelas nosso companheiro. As imagens parecem ter saído de uma viagem psicodélica ou da capa de um disco do Pink Floyd. Entretanto, elas são produto de filtros científicos que procuram detectar as temperaturas em solo marciano.

– Nasa inaugura previsão do tempo direto de Marte; veja os detalhes 

Dá uma olhada nessa foto hipnotizante:

As hipnotizantes dunas de Marte próximas ao polo norte do planeta vermelho

A imagem que salta os olhos é resultado de uma combinação de diversas fotografias que mapearam o planeta vermelho entre 2002 e 2004 na missão Odyssey. A imagem foi publicada como uma forma de lembrar a missão, que completou 20 anos no último dia sete de abril.

– Marte: Perseverance faz primeiras imagens após viajar 480 milhões de km até planeta vermelho 

A imagem mostra “um mar de dunas escuras, esculpidas pelo vento em longas linhas, circunda a calota polar norte de Marte e cobre uma área tão grande quanto o Texas”, conforme aponta comunicado oficial da NASA. Segundo a agência espacial estadunidense, os trinta quilômetros representados na foto foram registrados pelo Sistema de Imagem de Emissão Térmica (THEMIS), que registrou as temperaturas do solo do planeta vizinho.

Basicamente, o aparelho conseguia mapear as temperaturas nas dunas de Marte e entender quais compostos químicos estavam no solo do planeta e como eles reagiam à interação com a luz solar.

As partes mais azuladas da foto são as regiões mais frias desse conjunto de dunas, enquanto as amarelas mostram uma interação maior com a emissão de raios solares.

Desde 2001, a THEMIS já enviou à Terra mais de 1 milhão de imagens do nosso querido vizinho de planeta solar e continua a alimentar os cientistas de informações sobre o solo marciano. Mas recentemente, ela ganhou dois novos intrusos em marte: o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, que estão explorando a cratera de Jezero, onde os cientistas desejam descobrir vestígios de água e vida no planeta vermelho.

Publicidade

Fotos: NASA


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de 1 bilhão de anos esconde resposta sobre evolução dos animais