Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dois idiomas indígenas amazônicos agora estão disponíveis para usuários de celulares Motorola. A empresa americana adicionou as línguas Kaingang e Nheengatu entre as opções suportadas em qualquer dispositivo que tenha sido atualizado para o Android 11. Com isso, ela se tornou a primeira fabricante de telefones celulares do mundo a dar suporte a um idioma indígena falado na Amazônia.
– Indígena brasileira conquista milhões de seguidores mostrando dia a dia de comunidade
O menu do celular Motorola com as novas opções de idioma.
A iniciativa faz parte do conceito “Tecnologia mais inteligente para todos”, pregado pela companhia como um braço de responsabilidade social. Os idiomas indígenas se somam aos outros 80 que podem ser selecionados nos aparelhos Motorola.
“Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, aproximadamente 1.215 línguas eram faladas no território. E, com o tempo, muitas dessas línguas deixaram de existir. Hoje, 500 anos depois, apenas cerca de 200 delas permanecem vivas. Em menos de um século, esse número poderá chegar a zero. Quando uma língua desaparece, morre também com ela a história, a cultura e a identidade daquela população. E um patrimônio cultural é extinto”, diz o texto do comunicado oficial da empresa.
– As histórias de Mafalda ganham tradução para o guarani
Selvino Kokaj Amaral e Roselaine Emilio, integrantes da comunidade indígena de Miraguai (RS) que atuaram com tradutores no projeto.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o professor Wilmar da Rocha D’Angelis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que há mais de quatro décadas se dedica à pesquisa de povos indígenas e de seus idiomas. A equipe do projeto contou ainda com tradutores e revisores de Kaingang e Nheengatu
– Lenape: a tribo indígena que originalmente habitou Manhattan
“Estamos sendo pioneiros, dando um passo importante em direção a uma experiência móvel mais inclusiva. Nosso trabalho foi marcado pelo desejo de contribuir para a revitalização das línguas indígenas que, segundo a Unesco, estão correndo risco de extinção. Nossa meta foi viabilizar que falantes de Kaingang e Nheengatu pudessem usar a tecnologia como ferramenta de empoderamento da sua cultura”, diz Janine Oliveira, diretora executiva de Globalization Software da Motorola Mobility.
Publicidade
O time feminino do Corinthians já se consagrou campeão da 'Libertadores Feminina', no Equador, nesse ano. E agora...
Sejam grandes ou pequenas conquistas, Elliot Page está em clima de comemoração. O ator canadense comemorou, nesta...
Ao longo da história, os movimentos feministas sempre buscaram como conquista principal a equidade de gênero....
A 'Virada da Consciência 2019', que acontece de 17 a 20 de novembro de 2019 para celebrar o Dia da Consciência Negra,...
Os reality shows fazem parte da vida dos brasileiros há pelo menos 20 anos. Desde a estreia do ‘Big Brother...
Há quem diga que o áudio é uma das esferas mais importantes do pornô. Mas, para algumas pessoas, é simplesmente...
“Gorda de biquíni de lacinho? Por que não?”, questionou Flora Cruz, filha do cantor Arlindo Cruz, ao publicar...
Emma Watson - a nossa querida Hermione da saga de fantasia 'Harry Potter' - é uma das principais ativistas dos...
A partir do dia 12 de setembro, pais de recém-nascidos intersexo, que nascem sem o sexo definido, poderão emitir a...