Estilo

Muguet: a flor perfumada e bela que se tornou símbolo do amor nos buquês da família real

Vitor Paiva - 09/04/2021 | Atualizada em - 13/04/2021

Também conhecido como Flor de maio ou Lírio-do-Vale, o Muguet é uma flor tão delicada, perfumada e bela que se tornou símbolo da boa sorte, esperança e principalmente amor – suas flores parecem sinos, e são oferecidas como presentes pelo início da primavera no primeiro dia de maio por toda a Europa, principalmente na França.

O uso original da flor como lembrança e ícone de prosperidade e temperança se explica pela beleza, singeleza e perfume da flor – que não por acaso é inspiração para alguns dos melhores perfumes em todos os tempos, inclusive a nova fragrância da linha Floratta Simple Love, do Boticário – mas essa história é tão antiga que tem um início mítica: reza a lenda que o primeiro Muguet nasceu das lágrimas de Eva ao ser expulsa por Deus do paraíso.

Muguet

O Muguet tem origem mitológica: teria nascido das lágrimas de Eva 

-Felicidade compartilhada: 3 histórias inspiradoras e emocionantes de floristas

Erva nativa das zonas temperadas do Hemisfério Norte – em especial Ásia e Europa – o Muguet é emblema da paixão e sorte oferecido como presente desde a antiguidade: além de representar a chegada da primavera, a herbácea era oferta nas celebrações à deusa romana Flora, protetora da natureza.

Os povos celtas usavam os sinos do Lírio-do-Vale como amuletos de proteção – e por toda a Europa os marinheiros tinham por hábito oferecer um buquê à pessoa amada ao retornarem das longas viagens. De nome científico Convallaria majalis, curiosamente ela pertence à família dos aspargos.

Flores de muguet

O perfume e a beleza da flor fizeram do Muguet desde a antiguidade um presente preferido

Foi no século XVI, porém, que o uso da flor pelo amor e a prosperidade – seja para os deuses, seja para a pessoa amada – ganhou contornos oficiais, a partir de uma preferência do rei Charles IX.

Contam que o monarca francês gostou tanto de ser presenteado com um ramo de Muguet que determinou que a flor passasse a ser presenteada às moças da corte com a chegada da estação como uma nova tradição. Ao longo dos anos a ordem foi se tornando hábito popular, e a partir do final do século XIX o Muguet se transformou em símbolo, e não somente na França.

Flores de muguet

As flores do Lírio-do-vale se assemelham a sinos

Hoje o Lírio-do-Vale é símbolo da Finlândia, e sua distribuição é tradicional no 1º de Maio belga e francês, onde a flor representa também a celebração pelos 13 anos completos de um casamento – as “bodas de Muguet”.

Naturalmente a flor passou a ser utilizada em buquês das mais célebres noivas da Europa – em especial nos casamentos “reais”: a Rainha Vitória, da Inglaterra, usou o Muguet em seu casamento, e seu buquê foi plantado e passou a servir de “fonte” para todos os buquês reais no país desde então.

Grace Kelly em seu casamento

Grace Kelly em seu casamento – com seu buquê de Muguet 

-Esses buquês de flores gigantes de papel são a coisa mais linda que você vai ver hoje

A princesa Astrid, da Suécia, também usou para se casar a flor, que “estrelou” a cerimônia da atriz Grace Kelly com o príncipe Rainier III, de Mônaco, em 1956 e, claro, de Kate Middleton com o príncipe William, da Inglaterra, em 2011, e da atriz Meghan Markle com o príncipe Harry, em 2018: todas carregavam o perfume desse lírio em seus buquês. 

Meghan Markle durante seu casamento com o príncipe Harry

Meghan Markle em seu casamento com o príncipe Harry

-A embalagem de perfume francês que revolucionou a história do design

Katte Middleton também com um buquê de Lírio-do-Vale

Katte Middleton também com um buquê de Lírio-do-Vale

Na cultura popular a flor é levada ao altar nas mãos de Audrey Hepburn no filme “Funny Face” – não por acaso, em um casamento celebrado em Paris no mês de maio – e tornou-se tema até mesmo de uma canção da banda inglesa Queen, intitulada justamente “Lilly of The Valley”.

Audrey Hepburn em cena de "Funny Face" 

Audrey Hepburn em cena de “Funny Face” © reprodução

Sua beleza ao mesmo tempo simples e tão envolvente fazem dessa flor uma representação precisa: até o poder curativo da planta, que chegou a ser usada como remédio principalmente durante as duas guerras mundiais do século passado, aprofunda ainda mais tal metáfora – mas é o perfume que dá ao Muguet seu caráter arrebatador.

E como o nome sugere, a nova Floratta Simple Love, do Boticário, crê na simplicidade como parte da força do amor – e por isso a fragrância, inspirada na delicadeza do Muguet, é especialmente marcante e delicada. Trata-se de uma colônia que sugere o prazer da intimidade: a beleza do dia a dia e da cumplicidade em um gesto de carinho.  

A nova Floratta Simple Love, do Boticário

A nova Floratta Simple Love, do Boticário © divulgação

-A internet está maravilhada em como as pétalas desta flor se parecem com um beijo-flor

O lançamento do Boticário está em oferta especial: até o dia 18 de abril, na compra de 2 ou mais itens da linha em todos os canais de venda do Boticário, a boa sorte da flor traz 20% de desconto. Compre pelo WhatsApp oficial da marca pelo número 0800 744 0010 ou contate um revendedor pelo endereço boticario.com.br/encontre. Floratta Simple Love é parte da maior linha de perfumaria feminina do Brasil, garantindo a sensação de um amor primaveril pelo ano todo.

Publicidade

© fotos: Getty Images/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Vendido por U$ 1,8 milhão, Kanye West dá nome ao tênis mais caro e desejado do mundo