Ciência

Nasa inaugura previsão do tempo direto de Marte; veja os detalhes

Yuri Ferreira - 12/04/2021 | Atualizada em - 10/05/2021

A NASA está inaugurando o seu sistema de divulgação de meteorologia de Marte. Isso mesmo! Depois da chegada do Perseverance e do helicóptero Ingenuity, a agência espacial estadunidense consegue medir a temperatura, incidência de ventos e outras informações sobre as condições atmosféricas do planeta vermelho.

– Marte: Perseverance faz primeiras imagens após viajar 480 milhões de km até planeta vermelho 

Em parceria com o rover Perseverance, helicóptero Ingenuity também vai ajudar a coletar informações sobre o território de Marte

-83ºC em Marte

O sistema MEDA ou Mars Environmental Dynamics Analyzer (Analisador das Condições Ambientais de Marte) está sendo testado e analisado desde março, mas foi somente no último dia 8 que ele emitiu o seu primeiro relatório.

– Nasa dá detalhes de suposto arco-íris fotografado em Marte 

Segundo o MEDA, Marte tinha uma temperatura de -20 graus celsius, que rapidamente caiu para -25ºC, em questão de menos de trinta minutos. Após anoitecer no planeta, os termômetros chegaram a registrar -83ºC e surpreendentes ventos de pelo menos 35 quilômetros por hora.

Integrity promete voar por Marte para coletar informações sobre a possível ocupação humana no planeta vermelho

Segundo a NASA, a intenção do MEDA é coletar uma grande quantidade de dados sobre o planeta vizinho para que mais informações sejam utilizadas na hora em que a colonização do planeta começar. A própria agência admite que um dos objetivos do MEDA é nos preparar para a exploração humana em Marte.

– Nasa publica fotos de dunas em Marte com água congelada

Com esses dados atmosféricos, a agência espacial americana será capaz de prever como estarão as condições meteorológicas quando os primeiros humanos pisarem no planeta, além de conseguir entender quando são os melhores equipamentos para sustentar a vida humana em Marte.

Publicidade

Fotos: Divulgação/NASA


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
País mais vacinado do mundo tem alta nos casos de covid, mas é cedo pra dizer o que isso significa