Ciência

NASA transforma CO2 de Marte em oxigênio para viagens futuras

Redação Hypeness - 29/04/2021 | Atualizada em - 03/05/2021

O rover Perseverance, da NASA, se tornou o primeiro equipamento a produzir oxigênio em outro planeta. Utilizando um aparelho do tamanho de uma torradeira, o veículo fez a conversão a partir de moléculas de gás carbônico. 

Marte: Perseverance faz primeiras imagens após viajar 480 milhões de km até planeta vermelho

O acontecimento é revolucionário porque indica que, um dia, talvez seja possível que astronautas no planeta vermelho consigam gerar oxigênio para respirar enquanto estiverem lá. 

A Perseverance andando sobre o solo de Marte.

Chamada de Moxie (sigla para Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), a “torradeira” está em fase de testes e os primeiros resultados agradaram os cientistas. A expectativa é que a tecnologia avance e ela possa ser utilizada de forma mais ampla. 

Nasa inaugura previsão do tempo direto de Marte; veja os detalhes

Para realizar o feito, o Moxie aqueceu o gás carbônico a uma temperatura de aproximadamente 799 graus Celsius. O resultado foi a geração de 5 gramas de oxigênio. A quantidade é suficiente para apenas 10 minutos de respiração para um humano. 

O Moxie ainda precisa melhorar, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte”, comemorou Jim Reuter, diretor associado do Space Technology Mission Directorate (STMD) da NASA.

Marte tem dunas azuis e amarelas destacadas em fotos divulgadas pela Nasa

Engenheiros da Nasa posicionam o Moxie dentro do rover Perseverance antes da partida do equipamento para Marte.

Moxie é do tamanho de uma torradeira comum.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe de quase 110 kg pescado em rio pode ter mais de 100 anos