Sustentabilidade

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

Redação Hypeness - 16/04/2021

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia de coronavírus, com a redução da visita de turistas, os animais conseguiram se reproduzir mais e de maneira mais eficiente.

– Pandas acasalam durante isolamento social após 10 anos e provam que zoológicos tem que acabar 

Rinocerontes conseguem se reproduzir melhor sem a presença de seres humanos nos parques nepaleses

Pico na população de rinocerontes 

Segundo os diretores do Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Vida Animal do Nepal, o país está no pico de sua população de rinocerontes desde que ela começou a ser medida. A população máxima de rinocerontes registrada no Nepal desde 2000 era de 650 indivíduos.

– Pinguins vivem livres e visitam amigos em zoológico fechado por pandemia

Após a pandemia, esse número cresceu para 752 rinocerontes, um recorde histórico. Segundo o governo nepalês, a instituição de medidas de conservação cumpriu papel essencial nesses dados históricos. Como parte do processo de conservação, os especialistas passaram a redistribuir os rinocerontes em diferentes parques, para expandir sua chance de reprodução.

Detalhe de um rinoceronte indiano

“O parque nacional de Chitwan é o principal habitat para os rinocerontes no nosso país. Mas transferimos alguns indivíduos para outros parques, com a intenção de criar uma população alternativa. Como resultado, o número de indivíduos cresceu nesses novos locais e em Chitwan”, afirma Haribhadra Acharya, oficial do Departamento de Parques Nacionais Nepalês.

Entretanto, ele adiciona que a ausência de turistas por conta da covid-19 também contribui para a maior reprodução dos rinocerontes. “Especialmente porque havia praticamente zero turistas, os habitats não tinham nenhum distração”, explicou Acharya à CNN.

– Como as girafas dormem? Fotos respondem a essa pergunta e viralizam no Twitter 

A principal causa da extinção dos rinocerontes de um chifre só está relacionada à caça por humanos. Comunidades da região do Nepal e Índia acreditam que o chifre do rinoceronte possue propriedades medicinais e, por isso, esses artefatos podem custar uma fortuna.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Amazônia em chamas’: doc põe navalha na carne, principal causadora do desmatamento no Brasil