Arte

‘O Diário dos Escritores da Liberdade’ é o livro que inspirou sucesso de Hollywood

por: Redação Hypeness

Você provavelmente conhece a história de ‘O Diário dos Escritores da Liberdade’ por causa do filme ‘Escritores da Liberdade’, de 2007, estrelado pela atriz Hillary Swank. E se não conhece, vale dar uma olhada nessa história incrível e inspiradora comandada pela professora Erin Gruwell em um bairro periférico de Los Angeles, na Califórnia.

‘O Diário dos Escritores da Liberdade’ – livro

Alunos da sala #203 fizeram parte de movimento que transformou a educação: ao contarem suas histórias e relatarem seus dilemas, conflitos foram diminuídos e se tornaram pontes para a amizade

Erin Gruwell era uma professora de ensino médio recém chegada a uma escola pública de Long Beach, em Los Angeles. O bairro era marcado pelos conflitos de gangue que se alastraram pelas grandes cidades estadunidenses nos anos 90, em especial a morte de Rodney King, jovem negro assassinado pela polícia de L.A.

– Winnie Bueno criou o ‘Tinder dos Livros’ para democratizar leitura entre negros

Ao começar a dar aulas, ela viu que a dificuldade dos alunos em aceitar a educação partia de conflitos étnicos, raciais e sociais que se intensificavam dentro da sala de aula. Através de métodos diferentes de educação, ela conseguiu conquistar os alunos, que inspirariam o projeto ‘O Diário dos Escritores da Liberdade’.

Tentando compreender e libertar os jovens da vida do crime e do preconceito, Erin fez com que os alunos escrevessem diários sobre as suas vidas e compartilhassem suas experiências através das mazelas sociais estadunidenses. Assim, eles conseguiram se unir.

“Ensinar literatura e escrita é uma ótima forma de ajudar as pessoas a compreenderem suas próprias trajetórias. É possível mudar suas interpretações. E além de tudo, é muito subjetivo. Quando pensamos nos diários, não havia certo ou errado. Eu ensinava aos meus alunos todas as regras e queria que eles quebrassem das maneiras mais criativas possíveis”, contou em entrevista recente ao INPL Center.

– Cidinha da Silva: conheça a escritora negra brasileira que será lida por milhões no mundo todo

Foi assim que surgiu o livro ‘O Diário dos Escritores da Liberdade’. A obra de 1999 inspirou o filme ‘Escritores da Liberdade’, estrelado por Hillary Swank. O livro se tornou um Best Seller no New York Times e ajudou Erin a fundar o ‘Freedom Writers Institute’, onde a professora dá formação a milhares de educadores de todo o mundo para uma educação mais inclusiva e consciente dos dilemas sociais enfrentados pelos estudantes.

Confira uma palestra de Gruwell, idealizadora de ‘O Diário dos Escritores da Liberdade’, ao TED (com legendas):

Publicidade

Fotos: Reprodução/PBS


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ilustrador mistura passado, futuro, surrealismo e ciência em desenhos incríveis