Debate

O homem que faltou ao trabalho por 15 anos, recebendo salário, até ser descoberto

Redação Hypeness - 22/04/2021

Um hospital italiano pagou um funcionário por 15 anos mesmo sem ele comparecer ao trabalho. Ao menos é o que mostra uma investigação da Ansa, Agência Italiana de Notícias.

Segundo os documentos obtidos pelos jornalistas da bota, o hospital público Ciaccio, em Catanzaro, na Calábria, pagou mais de 500 mil euros diluídos em 15 anos de serviço para um funcionário que não aparecia no hospital desde 2005.

– Ferramenta mostra tudo o que o Brasil poderia comprar com o dinheiro envolvido em denúncias de corrupção 

Hospital Ciaccido, em Catanzaro, na Calábria, onde o caso que tem cara, cheiro e jeito de corrupção foi descoberto

O nome do homem não foi divulgado, mas pelo que mostram as apurações, ele foi contratado no ano de 2005 e demitido após não assinar um relatório crítico emitido por um dos seus superiores.

– Covid: falsa enfermeira que vacinou empresários em MG pode ser condenada a 15 anos 

O gestor que teria sido responsável pela sua demissão acabou se aposentando e, por 15 anos, o contracheque adicional do funcionário fantasma não foi percebido pelos departamentos de Recursos Humanos da instituição de saúde.

Agora, o suposto funcionário fantasma responde por fraude, extorsão e abuso de poder por parte das autoridades italianas, que não acreditam num simples engano por parte do hospital.

A investigação crê que o faltante era um funcionário fantasma e que parte desse dinheiro era revertido para algum dos diretores do hospital. Seis gestores da instituição foram interrogados acerca do caso. O homem também teve de prestar depoimentos à polícia, mas não se sabe o que o espertinho disse às autoridades.

– Chefe acerta rescisão com 90 mil moedas de 1 centavo após pedido de demissão 

No total, o anônimo recebeu 538 mil euros (cerca de 3,6 milhões de reais) ao longo dos 15 anos faltando no serviço. (É nessas horas que bater ponto faz falta, né?).

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.