Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma família sul-coreana se muda da cidade grande para o interior dos Estados Unidos. Poderia ser a história de muitos. Pode estar acontecendo novamente enquanto você lê isso. Mas, nessa matéria, estou falando especificamente do roteiro de “Minari – Em busca da felicidade”, que se passa nos anos 80 e acompanha os Yi enquanto tentam manter uma fazenda recém-comprada.
O filme, que estreou no Brasil nesta quinta-feira (22), é do pouco conhecido diretor e roteirista Lee Isaac Chung, que já chegou contudo ao Oscar, concorrendo em seis categorias: Melhor Filme, Ator, Direção, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Trilha Sonora Original.
– Oscar 2021: por que todo mundo deveria assistir a ‘Meu Pai’, indicado a melhor filme
A história de esperança e perseverança é contada por meio da jornada da família. Trata-se de um roteiro repleto de simbologia de Chung, que usa a força da água e do fogo, criando a identificação do telespectador com os pontos de vista conflitantes dos personagens, muitas vezes ao mesmo tempo.
O pequeno Alan Kim já é premiado, como melhor ator mirim, pelo Critics Choice Awards
Na busca do sonho americano, enquanto a esposa (Han Ye-Ri) se frustra com a mudança e briga com o marido (Yeun, indicado como melhor ator), o casal Monica e Jacob levam a avó materna da Coreia do Sul para os Estados Unidos para ajudar a cuidar do netos enquanto os adultos trabalham.
O filho mais novo se torna o ponto central da história por levar novidades e questionamos aos familiares. Mas a avó pouco convencional da família quem quase rouba a cena com sua atuação sutil e poderosa – não à toa, a veterana atriz Youn Yuh-Jung é, merecidamente, a favorita na categoria de melhor atriz coadjuvante.
– ‘Oscar’: contra-ataque feminista é destaque de ‘Bela Vingança’
Steven Yeun também é favorito para o prêmio de Melhor Ator da Academia, mas, de qualquer maneira, já faz história no Oscar por ser o primeiro ator asiático indicado nessa categoria. Após encantado como um dos personagens mais queridos da série pós-apocalíptica “The Walking Dead”, Yeun foi capaz de investir em Minari e ajudar Chung a realizar o filme.
– Fernanda Montenegro: a dama do cinema que não precisa do ‘Oscar’ para emocionar o Brasil
Yeun também atuou como produtor de Minari
O longa sul-coreano “Parasita”, que conquistou em 2020 o título de primeiro filme estrangeiro a vencer a categoria principal do Oscar, pode ter aberto caminhos para que “Minari” tivesse tanto espaço na premiação da Academia. Essa conquista, contudo, pode atrapalhar a obra de Chung na categoria principal, pois é considerado quase impossível que dois filmes estrangeiros, no caso dois longas sul-coreanos, sejam premiados consecutivamente.
– Cidade Implacável: bons motivos para assistir ao filme e aprender sobre racismo
Mas, apesar das opiniões dos chefões de Hollywood – que tende a ser sempre muito parcial -, vale a pena assistir “Minari”. Não só pela necessidade de conhecer narrativas diferentes das norte-americanas, como também pelo talento do elenco majoritariamente suk-coreno – país que tem investido bastante em cinema e cultura.
Assista ao trailer:
Publicidade
Eu sei, o mundo não está nos seus melhores dias, mas é preciso encontrar motivos para sorrir em meio à quarentena....
O filme Boy Erased causou polêmica ao ter seu lançamento cancelado no Brasil. A trama retrata a história de um...
As bruxas estão de volta e mais assustadoras do que eram há 30 anos. Anne Hathaway divulgou, em sua conta no...
A série "Todas As Mulheres Do Mundo" estreou na Rede Globo no dia 2/02 e vem sendo criticada por conta de uma suposta...
Nove meses antes de os irmãos Louis e Auguste Lumière realizarem sua primeira sessão cinematográfica para um...
Dono de uma filmografia praticamente sem falhas, não é por acaso que Quentin Tarantino se tornou um dos diretores...
Ah, o mundo mágico da sétima arte…como é bom nos transportar para cenários distópicos por algumas horas ou...
O que grandes artistas como Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas têm em comum? Além de impressionistas, foram...
Todo mundo tem um confort movie para chamar de seu. Sabe aquele filme que você não cansa de rever? Pois é, esse...