Design

Porta-velas de projeção geométrica cria obras de arte com sombras

Vitor Paiva - 18/04/2021 | Atualizada em - 19/04/2021

A geometria pode ser poética e emocionante se nas mãos – e na luz – do designer de computação Greg Blanpied, que manualmente cria os mais incríveis porta-velas, capazes de transformar uma simples sombra em uma obra de arte. Feitos em aço inoxidável e esculpidos através de corte a laser, os Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied se baseam em padrões geométricos conhecidos, como a Flor da Vida, o cubo Metraton e a Sequência de Fibonacci – e a tradução, porém, é um incrível desenho em sombras que se transforma conforme a vela queima.

Porta-velas de Projeção Geométrica de Greg Blanpied

O processo de projeção de sombras se chama “Projeção Estereográfica” 

-Sistema de luz ajuda plantação a crescer e transforma plantação em uma imensa obra de arte na Holanda

Em geometria, o processo que a luz realiza ao atravessar o suporte e “desenhar” a sombra se chama “Projeção Estereográfica”, quando um padrão tridimensional projeta imagem em uma superfície tangente – e como o desenho é formado a partir da distância da luz em relação ao padrão, conforme a vela diminui de tamanho os desenhos projetados também mudam.

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

A distância da luz altera o desenho

A escolha do aço inoxidável como material para a feitura dos suportes não só permite a precisão do método de corte 5-Axis a laser, mas também oferece um resultado durável.

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

Cada suporte é feito em aço inoxidável

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

O sistema de corte a laser permite a precisão de formas

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

Cada projeção corresponde a uma forma geométrica conhecida

-Estes bolos geométricos são tudo na vida de quem é de virgem ou capricórnio

“Eu tenho um forte interesse em formas geométricas e luz desde que posso me lembrar”, comentou o designer, em entrevista para o site My Modern Met. “Descobri que certos padrões geométricos, como a Flor da Vida e a Sequência de Fibonacci são especialmente interessantes e impactantes visualmente, já que remetem a formas e padrões que ocorrem naturalmente em todo o universo, em escalas menores ou maiores”. Segundo Blanpied, a inspiração para os desenhos está na forma das plantas e flores, assim como nas formações de rochas e cristais.

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

A ideia nasceu do amor do designer pelas formas geométricas

-A beleza geométrica dos campos de tulipas é retratada em imagens aéreas

O resultado, portanto, é tão simples quanto impactante – e por isso os Porta-velas de Projeção Geométrica de Greg Blanpied é um imenso sucesso na plataforma de financiamento Kickstarter: sobre a meta de US$ 10 mil dólares estabelecida pelo designer, as vendas no site já passaram de US$ 30 mil dólares e o prazo ainda não foi alcançado. “Eu acredito que o designer deve melhorar o mundo em que vivemos refletindo e construindo sobre formas que ocorrem no ambiente natural – os objetos e estruturas que criamos e usamos no mundo devem nos unir às nossas raízes naturais ao invés de nos separar”.

Porta-velas de Projeção Geométrica de Blanpied

O resultado esculpe as sombras com formas inspiradas na natureza

-McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

O trabalho do designer pode ser visto no Facebook, no Instagram e também no site do artista e designer.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.