Futuro

Roma finalmente terá 1ª controladora de tráfego mulher sobre a icônica plataforma da Pizza Venezia

Vitor Paiva - 05/04/2021 | Atualizada em - 07/04/2021

A controladora de tráfego Cristina Corbucci fez história em Roma na semana passada ao se tornar a primeira mulher a subir no pódio ao centro da Piazza Venezia para controlar o caótico trânsito do ponto. A plataforma projetada para dar destaque aos guardas em meio às três diferentes direções nas quais trafegam os automóveis na praça historicamente só havia recebido homens, mas o novo comandante da polícia da capital italiana escolheu Corbucci para enfim romper com a inexplicável e empoeirada tradição.

A controladora de tráfego Cristina Corbucci

A controladora de tráfego Cristina Corbucci em ação na Piazza Venezia © Getty Images

-Metrô de Roma troca garrafas recicláveis por descontos nos bilhetes

A “estreia” da controladora de 43 anos representa também o próprio retorno do emblemático ofício ao local, suspenso há cerca de um ano por conta de obras na rodovia. Atualmente uma média de seis controladores dividem a função, que simpaticamente carregam o apelido de “maestros” ou “diretores de orquestra” pelo destaque oferecido pela elevação, e a tradicional elegância com que conduzem os veículos.

A controladora de tráfego Cristina Corbucci

Corbucci é a primeira mulher a subir na plataforma em mais de 100 anos © Getty Images

-Argentina só vai habilitar motoristas que fizerem curso sobre igualdade de gênero

“Lá em cima você se sente como se estivesse no centro-do-centro de Roma”, comentou Corbucci ao jornal italiano Il Messaggero. “O sinal de trânsito verdadeiramente inteligente é esse”, ela disse, adicionando que agora o ofício ganhará um ”toque feminino”. A qualificação para o trabalho passa por uma série de aulas sobre gestuais com um experiente “maestro” do trânsito, que ocupa o ponto há quase 20 anos.

Detalhe do Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele

Detalhe do Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele, localizado na praça © Wikimedia Commons

-Stonehenge ganha túnel subterrâneo de R$ 12 bilhões para reduzir trânsito ao redor

Ofício já foi imortalizado no cinema

A Piazza Venezzia é uma espécie de ponto central do trânsito romano, onde se intersectam algumas das mais movimentadas avenidas da cidade, como a Via dei Fori Imperiali e a Via del Corso. É lá também que se localiza o imenso Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele. Os controladores de tráfego passaram a subir na plataforma ao centro da praça nos anos 1920, sobre um pódio então feito em madeira, e carregado até o ponto correto pelos próprios guardas.

O trânsito da Via del Corso desembocando na Piazza Venezia

O trânsito da Via del Corso desembocando na Piazza Venezia © Flickr/CC

-Juanita Holmes: mulher negra é nomeada para principal cargo da polícia de NY

Atualmente a plataforma se eleva dos paralelepípedos através de um sistema eletrônico. Os icônicos guardas elevados italianos já foram por duas vezes retratados no cinema: no filme Il Vigile, dirigido em 1960 por Luigi Zampa, e em uma cena de Para Roma com Amor, dirigido por Woody Allen em 2012.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.