Sustentabilidade

Sineia Wapichana: a indígena brasileira convidada por Biden para a Cúpula do Clima

Redação Hypeness - 22/04/2021

O governo dos Estados Unidos sediou hoje a Cúpula do Clima, em que diversas lideranças internacionais falaram sobre a conservação do meio ambiente e o futuro do planeta no que se refere ao combate às mudanças climáticas. A gestão de Joe Biden convidou uma líder indígena para debater a questão da Amazônia para o mundo todo. O nome dela é Sineia Wapichana, também conhecida como Sineia do Vale.

– Deputada Joênia Wapichana cria PL para reverter dinheiro de multas ambientais aos povos indígenas 

Sineia do Vale, do povo Wapichana, representou indígenas de Roraima em conferência do clima; a líder pediu celeridade nas políticas de demarcação e reiterou o papel dos indígenas na conservação do meio ambiente

Sineia falou ao mundo como representante do Conselho Indígena de Roraima, estado onde diversas disputas de terra entre indígenas, madereiros e garimpeiros ocorre. A indígena da etnia Wapichana vive na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, local onde o conflito pelo domínio de minérios como o ouro está sendo travado há décadas.

– Dia do Indígena tem ministro Salles na mira e comunidades ameaçadas por mineração 

A líder indígena conversou com o administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Michael Regan, sobre as principais estratégias dos povos indígenas para a conservação da Amazônia. É fato notório que os povos originários são cruciais para a conservação do meio ambiente e, por isso, a ativista bateu na tecla da demarcação de terra e proteção aos indígenas.

Conheça um pouco da luta de Sineia:

“Quando falamos sobre o clima, não isentamos a questão dos direitos, não está desconectado da gestão do território. As mudanças climáticas, como é chamada nos grandes eventos como a COP e este tão importante de hoje, é chamada pelos povos indígenas de a transformação do tempo”, explicou durante a Conferência do Clima. “A transformação do tempo já está incidindo na questão da vida social e cultural dos povos indígenas. Precisamos de estratégias para que os fundos para a questão do clima cheguem, de verdade, na ponta onde é feito esse trabalho pelos povos indígenas.”

– Sustentabilidade ambiental passa por respeito à terra e seus protagonistas

Em seu discurso, Sineia do Vale não citou nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, que também falou no evento e contradisse diversas políticas instituídas por seu governo anteriormente. A líder indígena é abertamente crítica à gestão de Ricardo Salles e Jair Bolsonaro frente às políticas para os povos indígenas e para a conservação do meio ambiente.

Publicidade

FOtos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Árvores são parte da infraestrutura de saúde pública, dizem especialistas