Debate

Stalking agora é crime com prisão de até dois anos; entenda

Redação Hypeness - 05/04/2021

A lei 14.132, de 2021, foi sancionada pela Presidência da República e já está valendo. O texto inclui no Código Penal o crime de ‘stalking’, mas não é exatamente isso que você faz com seu ou sua ex-parceiro nas redes sociais (ou talvez seja, e, se for, busque ajuda psicológica e pare de fazer isso imediatamente).

– Primeiro caso de stalker é investigado pela Lei Maria da Penha no Brasil 

Legislação impede perseguição, tipifica o crime em ambientes virtuais e coloca que idade da vítima é fator agravante para a pena

Basicamente, a nova legislação prevê punição de seis meses a dois anos para o brasileiro que ferir a integridade física, psicológica ou perturbar a liberdade e a privacidade de qualquer pessoa, pela internet e na vida real. Basicamente, se você persegue alguém de maneira a importuná-la, isso se tornou crime.

– Família luta por Justiça pela memória de antepassada queimada como bruxa há 350 anos 

O texto foi aprovado pela Câmara em março e foi aprovada em 31 de março de 2021. Segundo a redação, tentativas persistentes de aproximações físicas ou virtuais, envio de mensagens repetidos de cunho ofensivo, recolhimento de informações sobre a vítima, bilhetes, e-mails, perseguição e aparição em locais frequentados pela vítima também serão comportamento enquadrados na lei anti-stalking.

Veja o que se enquadra na nova lei:

  • Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.
  • Caso a vítima seja menor de idade e a intimidação seja feita com arma de fogo, a pena aumenta significativamente.

– Quatro estados brasileiros começam a implantar o projeto ‘Escola Sem Machismo’, da ONU 

Ou seja, pode ficar aí vendo o que seu ex posta nas redes sociais; quem fica sofrendo é você. Agora, caso você o importune e ultrapasse o limite da liberdade da vítima, está cometendo crime e pode ser denunciado. A legislação é um importante avanço para defesa de pessoas nas redes sociais.

Publicidade

Fotos: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.