Ciência

Superlua rosa está programada para semana que vem

Yuri Ferreira - 23/04/2021

A Superlua rosa de 2021 já está chegando. O fenômeno de aproximação do nosso satélite ao nosso planeta está previsto para a próxima semana. Entre os dias 26 e 27 de abril você verá a Lua em sua maior proximidade com a Terra, o que promete ser um baita espetáculo nos céus.

– ‘Lua dos Cervos’ e eclipse retratados em fotos espetaculares. A gente explica o significado da Lua também 

Superlua rosa tem esse nome mas não deixará nossa companheira de sistema solar com coloração diferente; nome é dado por causa da associação com florescer de algumas espécies nos EUA

A superlua rosa é um dos momentos mais especiais para os amantes de astronomia por se tratar do fenômeno perfeito para uma observação mais aproximada do nosso satélite. Para fotógrafos dedicados aos céus, esse é um dos períodos mais importantes do ano.

– A Lua está perdendo o brilho e a culpa é da relação tóxica com a Terra; entenda 

A superlua entretanto não tem esse nome por conta da sua coloração. Ela foi nomeada assim por conta do florescimento da espécie Creeping Phlox, comum nos descampados dos Estados Unidos da América, que estão nos primeiros dias da primavera.

Os campos rosas sob o luar foram a inspiração para o nome de superlua rosa. Mas por sorte, com os bons crepúsculos, veremos algumas superluas que estarão de fato rosadas na próxima terça-feira.

– Sem Photoshop: fotógrafo usa truque para que lua pareça gigante em suas fotos 

Esse é apenas o prólogo do que está por vir: em 26 de maio, no mês que vem, a Lua estará novamente em seu perigeu, ou seja, em sua fase mais próxima da Terra. O fenômeno será acompanhado de um eclipse lunar, algo bastante raro que vai encher os olhos de todo o planeta.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe de quase 110 kg pescado em rio pode ter mais de 100 anos