Arte

Sustentabilidade e arte unidas em miniaturas fofas e criativas

Gabriela Rassy - 13/04/2021 | Atualizada em - 15/04/2021

Inspirada por objetos e plantas de seu quintal, a bióloga e artista visual Natalia Aia produz miniaturas fofas e criativas. Em um exercício diário para se reconectar com quem é, a artista paulista propõe um olhar delicado dos elementos da natureza.

Seu trabalho reflete uma constante pesquisa poética que passa por diversas referências, entre elas, “o estudo sobre ecologia, imaginação miniaturizante de Bachelard, quintal poético de Manoel de Barros e contemplação da Presença sublime que floresce profundamente nos detalhes dos ambientes naturais, como micro universos transcendentes”, explica.

Natalia Aia

Natalia Aia une espécies de plantas, fungos, borboletas e objetos afetivos em suas obras

Conhecido como “o grande poeta das pequenas coisas” ou “lírico da ecologia”, o poeta Manoel de Barros é referência obrigatória para o desenvolvimento deste trabalho. A excelência na simplicidade e a contemplação da vida marcam as obras.

Natalia Aia se formou em biologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 2014, e em artes visuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em 2019. Vive e trabalha em São José dos Campos- SP, onde trabalhou em diversos espaços ligados à arte, como mediadora cultural, buscando
experiências que transcendem.

Atualmente, Natalia pesquisa o uso do papel e aquarela para a elaboração das miniaturas, ativadas por meio da lupa e seu processo criativo é nutrido pelo sublime que habita as formas naturais. Expôs trabalhos na Galeria de Artes Ivone Weis (São José dos Campos), Salão de Artes Visuais (Vinhedo) e Museu Vicente de Azevedo (São Paulo). Segue esperançando florestas em jardins.

“Desejo a você que, por meio da lupa, cada miniatura seja um convite esperançoso à uma nova forma de contemplação da natureza e do seu próprio quintal interior”, diz a artista.

Conheça o trabalho:

Espécies-presentes: Araucária – Araucaria angustifolia | Fungo Orelha de Pau – Pycnoporus sanguineus | Cogumelo – Laccaria amethystina | Borboleta-gema – Phoebis philea philea | Grama-bahia – Paspalum notatum | Bromélia- Vriesea reitzii

 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT