Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A esta altura você já deve ter ouvido muito falar em sustentabilidade. O termo gira em torno de algo bastante simples: deixar o mundo um lugar melhor para a próxima geração. Quando se fala em um futuro sustentável, é preciso levar em conta não só o meio ambiente, mas as relações humanas.
Sustentabilidade é muito mais do que eficiência energética, plantio de árvores ou créditos de carbono; trata-se de garantir que todas as pessoas no futuro possam prosperar. À medida que planejamos e nos preparamos para um clima em mudança, devemos considerar e incorporar os elementos humanos e sociais da sustentabilidade em nosso trabalho.
A sustentabilidade social abrange tópicos como saúde humana, acesso a recursos e justiça ambiental. Nela estão três pilares principais, que juntos dão conta de diferentes aspectos da vivência na Terra: economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
Falar em sustentabilidade é falar em igualdade racial
E o que isso tudo tem a ver com luta antirracista? Ora, mas se queremos um mundo socialmente justo hoje e sempre, onde as desigualdades e os desequilíbrios não existam, é preciso que a diversidade como um todo seja levada em consideração.
O mundo deve ser sustentável para que todas as pessoas possam viver plenamente, com as mesmas chances, oportunidades e condições de desenvolvimento. Precisamos então entender que (tristemente e tardiamente) pessoas negras ainda não têm as mesmas possibilidades de brancas.
As práticas de sustentabilidade têm atendido notoriamente aos desejos e necessidades da maioria mais rica, enquanto excluem as comunidades mais vulneráveis por falta de engajamento e prática. Sustentabilidade deve então se tornar sinônimo de igualdade racial.
A luta antirracista tem papel fundamental na sustentabilidade social
Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra. Em 2019, a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE aponta ainda que o salário médio de trabalhadores negros foi 45% menor do que do que o dos brancos. No caso das mulheres negras a situação é pior ainda, já que a média salarial para elas chegou a ser a 70% menor do que das mulheres brancas.
Pr’além do mercado de trabalho, as pessoas negras são as mais assassinadas pela polícia, são as mais encarceradas – inclusive por motivos que pessoas brancas não seriam, como posse de pequenas quantidades de maconha -, entre outros dados alarmantes.
O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e políticoem que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida
A reflexão de Silvio Almeida, Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no livro “O que é racismo estrutural?”. Quando falamos em racismo estrutural, estamos apontando para a forma como ele está dentro das nossas relações sociais, ambientais, econômicas, institucionais…
Enquanto houver racismo, não haverá justiça e tão pouco sustentabilidade social. A luta antirracista no combate às desigualdades é a única forma de garantirmos a mudança nesta estrutura. Quando negros tiverem as mesmas oportunidades que brancos, aí sim estaremos caminhando para um futuro sustentável.
Publicidade
Quem não virou pai ou mãe de planta durante esse período de pandemia que atire a primeira pedrinha branca! E, já...
Enquanto certo esnobismo tradicional insiste em diminuir a força artística e discursiva dos grafites espalhados por...
Sustentabilidade é um termo que pode ser aplicado à muitas esferas da vida, mas foi em 1972, durante a Primeira...
Você provavelmente já ouviu falar do fato de que as criações de gado são responsáveis por boa parte das emissões...
Tudo bem que estamos preocupados com outros riscos no momento no Brasil, mas estes economistas acabam de ganhar um...
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou um código ainda mais vermelho...
Você sabia que das 18 mil toneladas de resíduos que vão parar nos aterros sanitários de São Paulo todos os dias, 5...
Se você ama cachorros, já tem um compromisso quando for à Costa Rica: visitar este abrigo para animais abandonados!...
Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe, e todo mundo consegue ter uma alimentação saudável. Parece a...