Inspiração

Tartaruga vai pra cima de leão e leoa que bebiam água em seu poço; assista ao vídeo

Vitor Paiva - 29/04/2021

Tamanho definitivamente não é documento, e a coragem de uma pequena tartaruga encarando de frente um leão e uma leoa que bebiam água em seu poço é perfeito exemplo de tal máxima. O registro foi feito recentemente no Parque Kruger, na África do Sul, e mostra o diminuto e costumeiramente simpático réptil saindo das águas a poucos centímetros de distância do focinho dos imensos felinos – a tartaruga parece chegar a cheirar a boca do leão que, se não chega a se intimidar pelo enfrentamento, cede ao esforço e muda de lugar para seguir matando sua sede.

A tartaruga enfrentando o leão na África do Sul

A pequena tartaruga não se intimidou em enfrentar os felinos 

-Babuíno é flagrado erguendo filhote de leão igualzinho no filme ‘O Rei Leão’

O registro em vídeo da inesperada cena foi feito pelo guia Regi Barreto durante um safári que comandava para hóspedes na reserva MalaMala, próxima ao rio Sand: em entrevista ao jornal Daily Mail, o guia esclareceu que talvez a tranquilidade da cena tenha se dado pelo fato de que o casal de felinos havia acabado de caçar uma zebra.

“Eu sabia que os leões iriam procurar água para beber e nos posicionamos no local perfeito com a luz do sol a nosso favor, prontos para assistir”, afirmou.

A tartaruga enfrentando o leão na África do Sul

A tartaruga se colocou a poucos centímetros da boca do leão

-O encontro deste homem com a leoa que salvou há 7 anos teve um desfecho de tirar o fôlego

“O que ocorreu a seguir nós não esperávamos. Fiquei surpreso quando a tartaruga saiu da água em direção ao macho e depois à leoa”, comentou ao jornal. Segundo a reportagem, a destemida tartaruga é do tipo terrapin, espécie que vive em água doce ou salobra e que se divide em diversas “famílias” de tartarugas. Nem mesmo o sangue visível no queixo dos dois grandes predadores pôde intimidar a tartaruga de proteger seu território e sua água.

A tartaruga enfrentando a leoa na África do Sul

A leoa também recebeu a encarada da tartaruga

-Drone capta imagens impressionantes de 64 mil tartarugas marinhas na Grande Barreira de Corais

“Foi uma cena incrivelmente rara de ser filmada – ver uma terrapin se aproximar de leões sujos de sangue da zebra”, comentou Barreto. “Talvez a tartaruga estivesse mais interessada em um pouco desse sangue do que em afugentar os leões”, especulou o guia, que explicou que para capturar tais momentos é fundamental compreender como cada animal se comporta.

A tartaruga enfrentando o leão na África do Sul

O leão precisou mudar de lugar por conta da tartaruga

-Vídeo mostra mergulhador salvando tartaruga que estava presa e recebendo agradecimento dela

A tartaruga chega a sair da água e caminhar pela terra na direção do leão, que se acomoda em outro ponto para desfrutar do poço. “O leão e a leoa beberam até se fartar apesar das interrupções da tartaruga e então voltaram para perto da zebra para se deitar, pois era um dia muito úmido”, concluiu, na reportagem do Daily Mail que pode ser lida na íntegra em inglês aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.