Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Câmeras do projeto Megafauna Marinha Ameaçada, apoiado pela Fundação Grupo Boticário, registraram uma cena rara no litoral paraibano: um tubarão-martelo-panã ou Sphyrna mokarran, um dos maiores tubarões martelo do mundo, fez sua aparição pouco usual nas águas brasileiras de João Pessoa (PB). Essa espécie não costuma passar pelo nosso litoral e isso chocou cientistas.
– O incrível tobogã transparente construído no meio de um tanque com tubarões
Vídeo registra o raro momento em que maior tubarão-martelo do mundo aparece no litoral paraibano
O tubarão-martelo-panã é o maior tubarão martelo do mundo e não frequenta áreas do litoral brasileiro, mas os pesquisadores buscam identificar seus movimentos para tentar conter o alto risco de extinção da espécie.
– Surfista escapa por pouco de tubarão branco e só descobre depois em vídeo; assista
“Há registros de capturas por pescadores de exemplares fêmeas grávidas na Paraíba. As fêmeas se aproximam da costa para dar à luz, e é aí que ocorre a pesca incidental”, explica o pesquisador Wilson Oliveira Junior, que faz parte do projeto Megafauna Marinha Ameaçada, à Agência Brasil.
“A gente espera continuar vendo outros indivíduos durante nossa pesquisa e adquirir mais conhecimento sobre a área de vida do tubarão-martelo-panã e de outras espécies. Com isso, podemos começar a propor áreas marinhas protegidas que incluam os locais em que eles ocorrem”, disse o oceanógrafo.
– Baleias encantam com nado nas proximidades de praia de SC; veja fotos
A prática da pesca de arrasto, que é pouco regulamentada no Brasil, pode acabar contribuindo para a redução da população não somente do tubarão-martelo-panã, mas para outras espécies de peixes cartilaginosos (tubarões, raias e quimeras) que também estão ameaçadas de extinção.
Animal marinho está em risco grave de extinção; pesquisadores desejam entender qual o papel do Brasil na preservação dessa espécie
Confira o vídeo do gigante dos mares no litoral paraibano:
Através do mapeamento dessas espécies, cientistas desejam propor áreas de proteção especial dentro da costa brasileira, afim de evitar a pesca de arrasto e outras práticas não-sustentáveis para garantir a diversidade da fauna marinha no nosso país.
Publicidade
Pouca gente comentou sobre isto, mas a tabela periódica completou 150 anos em 2019. No entanto, o que pouquíssimas...
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, em parceria com cientistas da...
Através extensa pesquisa com células-tronco realizada pela Universidade de Kyoto, no Japão, cientistas afirmaram ter...
Um gráfico é mais do que simplesmente a versão ilustrada de uma informação – ele pode nos prever o futuro, nos...
O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid teve de ser interrompido na última quarta-feira...
Um surto da "doença da urina preta" tem deixado o estado do Amazonas em alerta. Com o nome formal Doença de Haff, a...
Em meio a diversas conquistas recentes, os EUA acabam de dar mais um passo para reposicionar legalmente, medicinalmente...
O mês de abril entra para a história como um dos mais importantes da ciência em todos os tempos. Um grupo de...
Não é por sua aparência somente que o celacanto é um peixe conhecido como “fóssil vivo”: estima-se que tal...