Tecnologia

TV Oled x Qled: quais as diferenças e qual modelo comprar?

Redação Hypeness - 13/04/2021 | Atualizada em - 16/04/2021

Uma televisão “de cinema” é o sonho de consumo de quem gosta de ficar horas no sofá vendo filmes ou séries. O investimento em um aparelho top de linha é alto e é preciso ter cautela na hora de desembolsar alguns milhares de reais para adquirir um modelo novo. Atualmente, existem dois tipos de televisões que dividem os consumidores na hora da compra: as Oled e as Qled.

Fire TV Stick: o que é e como funciona o concorrente do Chromecast

Não há como dizer qual é a melhor. Especialistas da área explicam que tudo depende do tipo de conteúdo que você vai assistir com frequência e o total de horas semanais que você espera ficar à frente de uma TV. Aparelhos das marcas Samsung e LG despontam como líderes do mercado e a escolha vai depender mesmo do seu gosto pessoal. Aqui vão algumas dicas:

Qled é a abreviação de ‘Quantum Dot Light Emitting Diodes’

A tecnologia Qled foi desenvolvida pela Samsung em 2017. Nesse tipo de televisão, a iluminação que gera a imagem do aparelho tem origem em um painel de luz chamado de backlight. Isso não acontece na televisão Oled, em que cada pixel possui luz própria. 

Os pontos quânticos do painel reproduzem imagens com cores mais vivas e mais brilho. A capacidade de iluminação da tela é de até dois mil nits, a unidade de medida para isso. Esse valor é o dobro das televisões Oled, que veremos a seguir. 

Kindle Oasis: por que comprar o modelo ‘top de linha’ da Amazon?

A maior desvantagem das televisões Qled está relacionada ao ângulo de visão do espectador. Quanto mais angular for a posição de que assiste à televisão, menos nítida e mais escura a imagem será. Para aproveitar do melhor do aparelho, é preciso se sentar à frente dele, de forma centralizada.  Isso não acontece nas Oleds.

Samsung Q80T 4K QLED 55″  

Samsung Q70T 4K QLED 65″ (borda infinita)

Samsung Q60T 4K QLED 55″ UHD 

Oled: ‘Organic light-emitting diode’

Já as televisões Oled possuem pixels orgânicos que, individualmente, emitem a sua própria luz. Essa característica resulta em uma imagem mais nítida e realista. 

Em comparação com as Qled, as televisões Oled teoricamente tem uma imagem melhor. Por outro lado, estão suscetíveis  ao chamado efeito Burn-In. Isso significa que a tela pode acabar “queimando” de acordo com a frequência de utilização. 

Lava-louças: tudo o que você precisa saber na hora de comprar uma

Por exemplo: se você passar muitas horas com as mesmas imagens fixas na tela — assistindo canais de notícias ou jogando um mesmo jogo, por exemplo —, a tendência é que a imagem fique marcada na TV a longo prazo, deixando uma espécie de sombra fixa na tela. 

Isso não acontece na Qled porque esse modelo de televisão não tem pixels orgânicos, mas os pixels tradicionais. 

LG CX 55″ 4K OLED

LG CX 65″ 4K OLED

*A Amazon e o Hypeness uniram forças neste fim de ano para te ajudar a aproveitar o melhor que a plataforma oferece e entrar em 2021 com o pé direito. Pérolas, achados, preços suculentos e outros garimpos com uma curadoria especial feita pela nossa redação. Fique de olho na tag #CuradoriaAmazon e acompanhe nossas seleções.

 

 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
PlayStation 5: as duas versões voltam ao estoque na Amazon