Arte

Um sonho 3D nas paisagens oníricas criadas por Maciek Martyniuk

Vitor Paiva - 09/04/2021 | Atualizada em - 13/04/2021

Pelas ferramentas 3D do artista digital Maciek Martyniuk um cenário de sonho parece se tornar real – e cenas ao mesmo tempo loucas e relaxantes parecem se tornar parte da realidade desperta. Esse é o espírito da série “Dreamlands”, criada em 2019 pelo artista polonês: mas apesar de parecer uma foto um tanto impossível, tudo nas imagens foi feito em 3D, inspirado em uma longa viagem que Martyniuk fez pela Ásia antes de decidir se mudar para Barcelona, cidade onde hoje ele vive.

O trabalho 3D de Maciek Martyniuk

Objetos do cotidiano se tornam índices oníricos no trabalho de Maciek Martyniuk

Foi no Japão, mais precisamente no santuário da ilha de Itsukushima, que a ideia para a série lhe tomou a imaginação. Diante do Torii flutuante do santuário, o emblemático portão construído sobre a água que é considerado Patrimônio da humanidade pela UNESCO desde 1996, que o artista imaginou criar outros cenários “de sonho” que pudessem passar um pouco pelo menos da tranquilidade, a beleza que o Santuário de Itsukushima ali lhe passava – mas com devidos toques surrealistas para elevar ainda mais as criações.

O trabalho 3D de Maciek Martyniuk

Toda a série “Dreamlands” foi feita em 3D

O trabalho 3D de Maciek Martyniuk

As imagens não passaram por qualquer processo de pós-produção

O artista polonês trabalhou com uma série de objetos ou paisagens supostamente banais, tornados em símbolos oníricos pelo deslocamento proposto. Camas, travesseiros, mesas de jantar, escadas, nuvens, flores, campos, casas, mares e lagos se sobrepõem em cenas deliciosamente calmas e perturbadoramente estranhas – exatamente como os sonhos podem ser.

A inspiração no Santuário de Itsukushima

O Santuário de Itsukushima foi fundado no ano de 593 d.C., e fica localizado próximo ao Monte Misen, local considerado sagrado para a religião xintoísta. Seu reconhecimento como patrimônio o protege a partir de leis severas, geridas pelo governo japonês.

O Santuário de Itsukushima

O Santuário de Itsukushima © Wiki Commons

Maciek Martyniuk também conhecido como Yomagick, é um artista multidisciplinar que trabalha com arte digital e impressa, e a imagem do santuário localizado no meio de uma cena natural estonteante foi a inspiração central e conceitual para “Dreamlands”.

O trabalho de Martyniuk

O cotidiano posto na natureza torna o banal em sonho no trabalho de Martyniuk

O trabalho de Martyniuk

Nuvens, camas e escadas são deslocadas para um cenário louco – e 3D

O trabalho de Martyniuk

A inspiração oriental veio da sobreposição na natureza no trabalho de Martyniuk

O trabalho de Martyniuk

O artista polonês hoje vive em Barcelona, na Espanha

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Rapper indígena Kandu Puri lança EP com músicas no idioma puri e em português