Ciência

Vacina contra HIV dá novo passo importante; entenda avanços

Yuri Ferreira - 07/04/2021

Mais uma vacina contra HIV dá um passo histórico. Um imunizante desenvolvido pela Scripps Research em parceria com a empresa IAVI passou pelos estudos de fase 1 e produziu uma grande quantidade de anticorpos que neutralizam o vírus que causa a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS).

– Vacina contra HIV chega à fase 3, e agora procura voluntários no mundo – inclusive no Brasil 

Jovem sendo vacinado em teste de imunizante contra o HIV na África do Sul em 2019

O novo imunizante em testes produziu 97% de reação imune ao vírus e pode se provar como um dos maiores avanços contra a doença, que afeta mais de 38 milhões de pessoas ao redor de todo mundo. Agora, ele vai passar pelos estudos de fase 2, onde mais pessoas são testadas. Depois, se provado seguro, os estudos de fase 3 serão iniciados em uma grande escala da população e nos darão dados importantes.

– Vacina contra HIV atinge etapa final de testes clínicos; passo histórico significa muito 

A tecnologia utiliza o mRNA e através de células especificas consegue gerar os bNabs, anticorpos que respondem de forma permanente contra a exposição ao HIV. Entretanto, os cientistas acreditam que esse modelo de vacinação pode ser expandido para vacinas contra a gripe, a dengue, o zika vírus, a hepatite C e até a malári.a

“Esse é um importante passo para a ciência como um todo”, afirma Dennis Burton, professor e diretor do Departamento de Imunologia e Microbiologia da Scripps Research, diretor do programa de Vacinação do IAVI e chefe do Consórcio NIH pelo desenvolvimento de uma vacina para o HIV em nota do próprio IAVI.

– Vacina contra HIV passará por novos testes em humanos 

“Esse teste de fase 1 mostrou que podemos gerar respostas imunes de forma previsível. Dessa forma, podemos utilizar essa tecnologia para fazer vacinas melhores e mais eficientes, não somente contra o HIV. Acreditamos que essa engenharia imune pode ser utilizada de maneira mais ampla e mudar a história da vacinologia”, completou.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Tubarão-martelo raro é visto nadando nas águas de João Pessoa