Estilo

Vendido por U$ 1,8 milhão, Kanye West dá nome ao tênis mais caro e desejado do mundo

Redação Hypeness - 26/04/2021

Os primeiros tênis Nike Air Yeezy que o rapper Kanye West usou em público – e que fez outros sneakers de colecionador parecerem fichinha – foram vendidos por US $ 1,8 milhão (quase R$ 10 milhões, na cotação de hoje), um novo recorde mundial de preço para um par de tênis, anunciou a casa de leilões Sotheby’s nesta segunda-feira, 26 de abril de 2021.

Os exemplares do Yeezy do rapper americano foram protótipos de uma linha desenvolvida por West e Mark Smith para a Nike. Eles foram apresentados ao público durante a apresentação do cantor na premiação no 50º Grammy Awards, em 2008, desencadeando um frenesi entre os fashionistas, nas redes sociais.

Kayne West

O rapper Kayne West se apresentou no 50º Grammy Awards, em 2008, usando o modelo de tênis Yezzy

De acordo com a Reuters, o comprador do tão desejado (e inflacionado) par de calçados foi a plataforma de investimento em tênis RARES, que pagou o preço mais alto publicamente registrado pelo item. A RARES é líder em propriedade fracionária, permitindo que os usuários invistam em tênis comprando e trocando ações com eles.

A venda privada quebrou o recorde atual do leilão de tênis, muito acima dos US $ 560.000 que a Sotheby’s ganhou em maio de 2020 por um par de Air Jordan 1 de 1985, projetado e usado pelo jogador de basquete Michael Jordan.

O exemplar é feito em couro preto, no tamanho 12 (44 masculino no Brasil) no modelo Nike Air Yeezy 1 Prototypes. Ele tem uma tira no peito do pé e logo acima um medalhão em Y, assinatura da marca, em rosa. Eles foram colocados à venda na Sotheby’s pelo colecionador de Nova York Ryan Chang.

West encerrou sua colaboração com a Nike em 2013 e levou a marca para a Adidas, onde os tênis Yeezy geraram cerca de US $ 1,7 bilhão em vendas em 2020, de acordo com a Forbes.

“Nosso objetivo ao comprar um sapato tão icônico – e um pedaço da história – é aumentar a acessibilidade e capacitar as comunidades que criaram a cultura do tênis com as ferramentas para ganhar liberdade financeira por meio da RARES”, disse Gerome Sapp, cofundador e CEO da RARES, à Reuters.

Brahm Wachter, chefe da Sotheby’s de streetwear e colecionáveis ​​modernos, disse: “A venda fala muito sobre o legado de Kanye como um dos designers de roupas e tênis mais influentes de nosso tempo”.

Nascimento de um ícone de tênis

Boatos sobre a possível linha de calçados de West já circulavam quase um ano antes de sua apresentação no Grammy de 2008. Quando o rapper subiu no palco vestindo os tênis de couro preto macio, seus logotipos swoosh da Nike e alças exclusivas – que se tornariam um floreio característico de Yeezy – geraram um burburinho significativo entre os fãs e aficionados por tênis.

Na época, West havia acabado de lançar seu terceiro álbum de estúdio, “Graduation”, que vendeu quase 1 milhão de cópias. Durante esta emocionante apresentação no Grammy, ele cantou “Hey Mama” em homenagem a sua mãe, Donda West, que havia falecido apenas três meses antes.

Publicidade

Foto Grammy: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.