Gastronomia

Zona Cerealista Online lança 1º omelete de plantas do Brasil e estreia como FoodTech

Redação Hypeness - 29/04/2021

Alimentos feitos à base de plantas estão no foco de pequenos e grandes empreendimentos. Sem ingredientes animais, os plant based invadiram as prateleiras de mercado com opções como hambúrgueres, almôndegas, salsichas, iogurtes, queijos e até frango desfiado – tudo vegano, mas com sabor bastante próximo aos originais. Agora, a Zona Cerealista Online lança o Ovegg, primeiro omelete de plantas do Brasil.

A loja virtual de produtos naturais está há nove anos no mercado online de varejo e atacado, mas o Ovegg é o primeiro produto desenvolvido integralmente pela empresa. Agora dentro do universo das FoodTechs, a ideia é que o ovo vegano possa ser usado por quem quer reduzir o consumo de carne.

Com base de proteína vegetal, o Ovegg usa uma tecnologia inovadora para dar a mesma consistência e sabor de um omelete feito com ovos.

Porque um ovo vegetal?

Aqui nada de dúvida entre ovo ou galinha. A ideia de laçar um omelete plant-based surgiu após uma pesquisa de mercado. “Observamos que ainda não tinha no Brasil nada que substituísse o ovo em preparos simples do dia a dia, como, omelete. Os produtos existentes eram focados apenas para o preparo de bolo, tortas e pães, limitando bastante o seu consumo”, conta Alex Zago, CEO da Zona Cerealista Online.

Além das investigações por conta da empresa, mais pesquisas surgiram apontando o interesse do consumidor em conhecer e incorporar esse tipo de alimento no dia a dia.

Uma pesquisa realizada pela Archer Daniels Midland (ADM) em parceria com o Ibope DTM mostrou que 52% dos consumidores adotam o estilo de vida flexitariano, reduzindo o consumo de carne. Num momento em que a inflação está nos comendo por dentro e nem o arroz e o feijão estão acessíveis, as necessidades se encontraram.

A mesma pesquisa mostra que pelo menos cinco em cada dez entrevistados já consumiram produtos plant-based – 32% consumiriam novamente e 18% afirmaram consumir sempre ou de vez em quando. Além disso, 45% nunca experimentaram produtos à base de proteína vegetal, mas 42% se interessam em provar.

Como é o ovo vegetal?

Para chegar ao impressionante resultado final, a empresa investiu em pesquisas e em equipe focada 100% no desenvolvimento do produto. De acordo com o CEO da Zona Cerealista Online, todo o processo durou dois anos e o principal desafio foi chegar no ponto certo de gelatinizar a massa.

“O nosso segredo está justamente no ponto exato em que a massa ganha a mesma consistência do ovo quando aquecida. Não é algo fácil porque essa propriedade do ovo é bastante única na natureza”, explica Zago.

Ao contrário de alguns produtos vegetais, que possuem substâncias artificias para dar mais sabor, o Ovegg só usa ingredientes naturais. Além disso, não contém glúten, não possui substâncias transgênicas e nem colesterol.

“O Ovegg vai ao encontro com o que as pessoas estão buscando: alimentos práticos, saudáveis e a base de plantas. Por isso, esperamos um crescimento de 15% no nosso faturamento com as vendas desse novo produto”, finaliza Zago.

Fundada em 2012, a Zona Cerealista Online tem 50 produtos naturais de marca própria, além de revender alimentos saudáveis e naturais. Seu novo desafio é se estabelecer no mercado brasileiro de FoodTech com o desenvolvimento de produtos inovadores, como, o Ovegg.

Publicidade

Destaque: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.