Criatividade

12 mapas temáticos que vão mudar totalmente suas perspectivas

Yuri Ferreira - 14/05/2021 | Atualizada em - 25/05/2021

A cartografia é uma das técnicas mais interessantes para mostrar  o mundo em que vivemos. Desde os primórdios da humanidade, os seres humanos utilizam as imagens para se localizar através do espaço e assim o fazem para descrevê-lo. Com a ebulição de informações e democratização dos serviços de geolocalização, o surgimento de mapas inusitados se tornou cada vez mais comum e eles podem ser uma ótima maneira de mudar suas perspectivas sobre o mundo.

– Coleção com mais de 100 mapas mostram passado do mundo no Google Earth

Diversas páginas nas redes sociais fazem curadorias finas de mapas que trazem informações curiosas ou apresentam artes vistosas. Nesse post do Hypeness, selecionamos 12 mapas temáticos que vão mudar sua perspectiva sobre o mundo. Boa parte deles foram selecionados pela página @coolmaps ou criados pelo @brasilemmapas no Instagram.

1. Mapa ilustrado do mundo

Mapa chinês pictórico do mundo

Esse é um mapa ilustrado produzido no Japão para representar as culturas do mundo. Curioso pensar em um mapa com o Japão no centro do mapa.

2. Distribuição do PIB brasileiro

PIB do Brasil por cidade

50% do PIB brasileiro está concentrado em 70 municípios. Essa mapa ajuda a entender a distribuição de renda e a desigualdade territorial do país.

– Mapa mais antigo da Europa teria 4 mil anos e foi encontrado na França

3. Mapa dos caminhos de lava do Vesúvio

Mapa dos caminhos de lava do Vesúvio

Esse mapa registra os caminhos da lava que sai do vulcão Vesúvio, em Nápoles, na Itália. Cada cor representa o caminho da lava em um ano; são consideradas as erupções entre 1631 e 1831.

5. Mapa de luz no Oriente Médio

Mapa mostra pontos de luz do Sudão até o início do Himalaia

Os pontos de luz são um tema importantíssimo para a geografia. Eles foram observados de perto pelo geógrafo brasileiro Milton Santos; nesse mapa, é importante observar a concentração e densidade populacional no Nilo, no Egito e na fronteira da Índia com o Paquistão.

6. População brasileira no Brasil Império

População brasileira por estado no Império do Brasil

Distribuição da população segundo Censo de 1872 mostra um Brasil diferente daquele em que vivemos hoje em dia.

– NY Times recria Manhattan antes da ocupação humana em imagens

7. Estradas transnacionais na África

Rodovias entre nações africanas

Esse mapa mostra as rodovias que atravessam o continente africano. Linhas contínuas são trechos pavimentados e tracejados são trechos sem pavimentação. A maior de todas é a rodovia Cairo-Cidade do Cabo, com mais de 10 mil quilômetros de comprimento.

8. Quais países tem luas na bandeira? E quais países tem bandeiras na lua?

Países com lua na bandeira e países com bandeiras na Lua

A lua na bandeira é uma tradição de países majoritariamente islâmicos, mas também é utilizada por outros estados nacionais. Mas só dois países na história conseguiram colocar suas bandeiras na Lua mesmo: China e EUA (mas nenhum deles tem nosso satélite na sua flâmula).

9. Império britânico em 1921

Domínios ingleses ao redor do mundo em 1921, pico do colonialismo

Dimensão do Império Britânico em  1921 após a queda do Império Otomano. Colônias e protetorados estão diferenciados. (Aí é fácil ser potência, né?).

10. Histórico de abolição da escravidão no Brasil

Demora para abolição da escravidão no Brasil

13 de Maio é conhecido como o dia em que o Brasil proibiu a escravidão no país. Mas algumas outras vilas e províncias deram esse passo à frente anteriormente; em especial, as províncias de Manaus e Ceará proibiram a escravidão em 1884.

11. Império Romano e Império Mongol em seu pico

Império Romano e Império Mongol em seu pico territorial

Esse mapa mostra o tamanho do Império Romano e do Império Mongol em seus respectivos picos de poder. Mesmo maior e mais recente, o Império Mongol é ignorado nos estudos escolares no Brasil.

12. Quais estados tem mais cães e gatos no Brasil?

Gatos e cães por estado no Brasil

Você tem cão ou gato? O Brasil parece se dividir bem nessa questão: nas regiões norte e nordeste os bichanos são mais comuns, mas os cachorros ainda são maioria em comparação ao total geral da população de pets no país.

Publicidade

Fotos: @brasilemmapas sob licença Creative Commons e Reprodução/Instagram/@coolmaps


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
O universo DIY de Maude Smith para inspirar uma reviravolta na sua casa