Gastronomia

5 caldos para deixar o coração quentinho neste inverno

Redação Hypeness - 19/05/2021 | Atualizada em - 21/06/2021

Caldos, cremes e sopas são a cara do inverno. Além de esquentarem o estômago, essas delícias aquecem o coração, muitas vezes sendo comidas afetivas. É uma ótima forma de incluir legumes e verduras na alimentação quando o clima está frio e de garantir uma alimentação saudável para manter a imunidade lá no alto.

Reunimos aqui algumas boas receitas que podem entrar para seu repertório de cozinha invernal, mas antes, algumas dicas básicas que valem para qualquer preparo.

Sopa de Tomate com Ervas

A temporada de caldos e sopas está oficialmente aberta!

Caldos congelam muito bem, então aproveite que vai colocar as mãos para trabalhar e separe algumas porções em pequenos potes. Assim você tem jantar garantido em outro momento da semana ou do mês.

Só o caldo é muito gostoso, mas você pode incrementar o prato com complementos que deixam a experiência mais gostosa. Vale acrescentar croutons ou qualquer modalidade de pão à sua escolha, massas curtas – até as clássicas letrinhas -, ovo pochê e cubinhos de queijo.

Para quem quer manter o prato leve, a dica é incluir uma colherada de iogurte grego ou de coalhada fresca; ervas variadas, como manjericão, tomilho e alecrim; ou mesmo especiarias, como curry, canela ou páprica.

As carnes e frutos do mar também podem cumprir esse papel, complementando muito bem algumas sopas – quem já provou abóbora com camarão sabe do que eu estou falando 😉

As receitas são de ÍCONES da gastronomia, que brilham muito na cozinha de casa, então preparem-se:

Sopa de Mandioquinha da Rita Lobo:

1 kg de mandioquinha / batata-baroa
1 cebola
1 talo de salsão
alho a gosto
¼ de xícara (chá) de vinho branco
1,250 litros de água (ou caldo de legumes caseiro)
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo
Descasque e corte as mandioquinhas em pedaços do mesmo tamanho. Descasque e pique a cebola e o alho, corte o talo do salsão em cubinhos.
Leve uma panela grande ao fogo médio e espere aquecer para colocar o azeite, a cebola, o salsão e o sal. Quando começar a dourar, junte o alho, o louro e mexa rapidinho para não queimar. Sem se demorar, acrescente o vinho e misture bem. Junte as rodelas de mandioquinha, a água e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Depois tampe e cozinhe até a mandioquinha ficar macia (uns 20 min aproximadamente).
Desligue o fogo e descarte a folha de louro antes de bater. O ideal é usar um mixer para não sujar mais um recipiente, mas se vc não tiver, bata a sopa no liquidificador até ficar um creminho liso. Não lote o liquidificador senão vai dar ruim. Segure a tampa com um pano na hora de bater. Sirva com um dos acompanhamentos sugeridos acima ou deixe sua imaginação fluir para complementar o prato.

A receita original está aqui no Panelinha.

Sopa de Abóbora com coco e gengibre da Larissa Januário (@semmedida)

1/2 abóbora japonesa com casca, mas sem sementes
1 colher de sobremesa de gengibre (se gostar muito, coloque mais)
1 pimenta dedo-de-moça média
1/2 copo americano de leite de coco
Cebolinha verde a gosto
Coco ralado (opcional) para finalizar
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Azeite a gosto
1 copo de água filtrada

Modo de Preparo
Retire a semente da  abóbora, corte em cubos grandes. Forre uma assadeira com papel manteiga, coloque os cubos de abóbora, tempere com sal, pimenta, gengibre e metade da pimenta dedo-de-moça (se quiser menos picante, retire as sementes). Asse em forno com temperatura média (180º C) por 15 minutos ou até ficar macia. Leve a abóbora cozida para uma panela, coloque um copo de água, o leite de coco, bata com um mixer até virar um creme homogêneo e deixe no fogo até virar um creme espesso. Caso não tenha mixer, passe no liquidificador e depois leve à panela e ferva até ficar na consistência desejada (cremoso). Acrescente a cebolinha, acerte o sal, a pimenta e sirva.

A receita original e muitas outras estão aqui.

@lflorenzano

Larissa Januario @semmedida por @lflorenzano

Sopa de cenoura com gengibre da Bela Gil:

5 cenouras picadas grosseiramente
2cm de gengibre picado
¼ de cebola picada
1 colher (sopa) de óleo de gergelim cru (ou azeite ou óleo de girassol)
½ colher (chá) de sal marinho
4 xícaras de água

Modo de Preparo
Refogue a cebola com o óleo de gergelim. Adicione o gengibre, as cenouras e a água. Adicione o sal e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada. Bata no liquidificador com a água do cozimento até ficar bem cremosa.

A receita original está aqui.

Bela Gil por Daryan Dornelles

Bela Gil por Daryan Dornelles

Sopa de Tomate do Jamie Oliver

2 cenouras, descascadas e fatiadas grosseiramente
2 talos de salsão, grosseiramente fatiado
2 cebolas médias, picadas grosseiramente
2 dentes de alho, picados grosseiramente
Azeite de oliva
1L de caldo de galinha ou vegetais
2 latas de tomate pelado
6 tomates bem maduros, cortados em quartos
Punhado de manjericão
Queijo mussarela picado para servir

Modo de Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande, adicione a cenoura, cebola, alho, salsão e refogue por 15 minutos em fogo baixo mexendo sempre. Junte o caldo e mais 3 litros de água quente junto com os tomates. Deixe ferver e então baixe o fogo, tampe e deixe ferver por 10 minutos. Retire a sopa do fogo e junte as folhas de manjericão. Deixe e esfriar e bata no liquidificador ou processador de alimentos até obter um creme liso. Sirva quente ou frio com queijo mussarela picado.

A receita original está aqui.

Sopa de Cebola do Erick Jacquin

2 cebolas por pessoa (sim, isso mesmo) – aqui, pelo menos 4 cebolas.
1 cubo de 5cm manteiga por pessoa – aqui, 2 deles.
1 colher de sopa de farinha de trigo
Pimenta moída
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
Água para cobrir
Vinho branco

Modo de preparo:
Corte as cebolas em meias-luas finas. Quanto mais afiada a faca estiver, menos você espreme a cebola na hora do corte e menos você chora. Coloque a manteiga, o tomilho e o louro na panela, derreta e crescente a cebola cortada. Já acrescente o sal. Cozinhe bem, até ela ficar bem macia e depois comece a dourar. Tampe e deixe. Abra e mexa a cada 5 minutos. Demora sim mais de hora, mas vale cada segundo. Quando estiver bem cozida e começando a pegar no fundo, coloque o vinho e raspe bem para tirar todos os queimadinhos (eles dão muito sabor). Quando o álcool evaporar, acrescente a água e cozinhe por mais 45 minutos. Ajuste o sal e a pimenta e sirva com queijo e cebolinha picada!

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.