Ciência

70% dos brasileiros apoiam o uso medicinal da cannabis, aponta pesquisa

Vitor Paiva - 10/05/2021 | Atualizada em - 12/05/2021

Uma nova pesquisa confirma que a vasta maioria da população brasileira é favorável ao uso medicinal da maconha no país. Realizada pelo polo de negócios de impacto cívico-sócio-ambiental CIVI-CO, o levantamento “Cannabis é saúde” concluiu que 70% da população apoia a chamada medicina canabinoide, e 76% das pessoas no Brasil já sabiam das possíveis aplicações médicas e terapêuticas da planta, contra enfermidades como epilepsia, ansiedade, insônia depressão, câncer e dores em geral – a pesquisa ouviu mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

Planta de maconha

A pesquisa surpreende pela vasta aprovação da maconha medicinal no Brasil © Getty Images

-9 sites e portais para aprender e se munir de informações sobre maconha

Dentre os participantes da pesquisa, 47% se afirmaram abertos a receber tais tratamentos em caso de necessidade, e 30% disseram ser baixa a probabilidade de utilizar a cannabis como terapia ou medicamento – 59% não sabiam afirmar para quais doenças os medicamentos canabinoides podem ser utilizados. 19% dos participantes afirmaram já ter considerado utilizar tais medicamentos, 3% já receberam indicação para uso, e 10% conhecem alguém que tenha recebido. A pesquisa se baseou na participação de homens e mulheres, acima dos 18 anos, das chamadas classes sociais A, B1, B2, C1 e C2.

Cientistas segurando um galho de maconha

O Brasil faz parte de um grupo de 60 países que autoriza o uso da maconha medicinal © Getty Images

-Pandemia aumenta busca por maconha medicinal para conter ansiedade

Apesar do apoio majoritário da população ao uso medicinal da maconha, cerca de um ano após a Anvisa autorizar a fabricação e a venda de medicamentos utilizando cannabis no Brasil, o uso da maconha medicinal avança ainda lentamente no país. Um dos principais dilemas do cenário brasileiro é o fato do cultivo da planta para fins medicinais permanecer proibido, que obriga que os insumos dos medicamentos tenham de ser importados, tornando assim os remédios consideravelmente mais caros e escassos.

Sede da Anvisa

A proibição do plantio pela Anvisa não permite que os medicamentos sejam totalmente fabricados no Brasil © Ascom/Anvisa

-CEO da Dr. Cannabis fala sobre os benefícios da cannabis medicinal

“Por enquanto, somente tem acesso aos medicamentos aqueles com poder financeiro para comprar o produto nas farmácias ou arcar com os custos da judicialização”, afirmou Patrícia Villela Marino, co-fundadora do CIVI-CO. “Desta forma, a maior parte dos brasileiros, especialmente, a parcela mais vulnerável tem seus direitos à saúde e a melhor qualidade de vida ceifados de maneira impiedosa”, concluiu. O Brasil é parte de um grupo de 60 países que já permitem, em diferentes graus, o uso da maconha como base para medicamentos.

Óleo de CBD

O óleo de CBD traz benefícios expressivos para diversas doenças crônicas © Getty Images

-Relatórios mostram a dimensão que o mercado de maconha medicinal pode ter no Brasil

Os benefícios da aplicação da cannabis para doenças como esclerose múltipla, transtorno de estresse pós-traumático, dor neuropática crônica, epilepsia, quadros convulsivos são comprovados, assim como contra sintomas como náusea e vômito induzidos por quimioterapia, insônia, ansiedade e mais. A pesquisa “Cannabis é Saúde” foi realizada pelo CIVI-CO com o apoio do o Instituto Humanitas360, Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (IPSEC), Centro de Excelência Canabinoide (CEC) e The Green Hub.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Uma Noite no Museu’: curador cuidou do Museu de História Natural de Londres fechado pela pandemia