Arte

Agenda Hype em casa: Alcione, Teresa Cristina, Festivais Feminino e FIXE nos destaques

Gabriela Rassy - 05/05/2021 | Atualizada em - 07/05/2021

Na semana em que celebramos o Dia das Mães, uma programação diversa e deliciosa para curtir no conforto do lar. Destaque para a apresentação da rainha Alcione acompanhada de Teresa Cristina, para o Festival Feminino, com Anelis Assumpção, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Josyara e Clarianas; além do Festival FIXE, com atrações de países de língua portuguesa, como Kalaf Epalanga, Selma Uamusse e Aline Chermoula.

Nos lançamentos, prepare o fone de ouvido que a playlist de abril já está completinha e a de maio logo começa a nascer. Destaque para a parceria entre As Baías e Ivete Sangalo que sai na sexta, além de Lurdez da Luz, Amanda Magalhães, Jaloo com Strobo e Hanifah.

Nas opções de delivery, boas dicas para presentear as mães desse Brasil. Cuscuz da Malu, Duo 38, Aizomê, Bacalhau Vinho & Cia e Casa Tucupi são algumas das dicas.

Aperte o play e vem na minha!

#lives

Festival FIXE
5 e 9 de maio
Grátis
A primeira edição do FIXE (lê-se “fiche”, gíria portuguesa que significa legal, com estilo e boas qualidades) reúne a nova produção artística e cultural de países e regiões lusófonas. A programação apresenta nomes de destaque nas áreas de música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, de países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil. São mais de 30 atividades, incluindo uma mostra musical com dez shows; quatro espetáculos teatrais, sendo dois destinados ao público infantil; uma mostra audiovisual com cerca de dez filmes; uma exposição de artes visuais e design, ateliês criativos de moda; encontros gastronômicos e oito mesas de bate-papos com autores lusófonos. A cantora moçambicana radicada em Portugal Selma Uamusse, o escritor e músico angolano Kalaf Epalanga e a chef de cozinha e pesquisadora baiana Aline Chermoula são alguns dos destaques da programação.

Festival Feminino | Youtube
Domingo, 9, a partir das 13h
Grátis
O festival começa com uma apresentação em formato mosaico, da Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda que surgiu em São Paulo como o primeiro conjunto de afrobeat formado apenas por mulheres. Na sequência, o público assiste um show emblemático da cantora, percussionista e compositora pernambucana Alessandra Leão. As apresentações continuam às 15h, com as Clarianas, grupo musical formado pelas cantoras e atrizes Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa, pelo rabequeiro violonista Giovani Di Ganzá e a percussionista Fefê Camilo. Às 17h, a cantora e compositora baiana, Josyara apresenta seu show em formato voz e violão com repertório que passeia pelas músicas do seu 2º elogiado disco, Mansa Fúria. Anelis Assumpção e o seu estilo que mescla influências de dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e bossa nova fecham a programação do Festival em show às 19h.

Alcione | Youtube
Domingo, 9, 20h30
Grátis
O Dia das Mães será mais do que especial em 2021! A TNT exibe uma apresentação inédita de um dos principais nomes do samba: Alcione. Na ocasião, a Marrom conta com a participação especial de Teresa Cristina, que, desde o começo da pandemia, tem brilhado com lives em suas redes sociais. O encontro entre essas duas gerações do gênero é uma realização do Coala.LAB, núcleo de projetos especiais do Coala Festival, um dos principais festivais de música brasileira do país.

#lançamentos

Lurdez da Luz | Modo Aleatório
O single expõe suas fortalezas e vulnerabilidades, coisas que sonhou, coisas que realizou, fatos que presenciou. Sem obedecer a uma linearidade em suas rimas, a MC paulistana reflete sobre seus caminhos na arte e na vida. Nem tudo é explícito. Lurdez canta que o “da Luz” é de território, já explicando sua origem: bairro da Luz, centro de São Paulo, o berço da Cracolândia. Onde ela cresceu importa; porém, mais do que se apegar ao passado, o que vale mais é para onde ela vai. Da Luz quer iluminar, e não ser mais uma vítima de um lugar sombrio.

Hanifah | Alma
Depois do lançamento CRUSH, de 2020, a filha de KL Jay lança o single Alma. O som também foi produzido pelo mesmo Eddu Chaves com tema inspirado no filme “Soul” da Pixar, onde em sua composição, a cantora fala sobre o quanto a calma é necessária nos tempos atuais. A obra conta com a participação de Sadiki, cantor, compositor, instrumentista e integrante do grupo Sempre; suas linhas são criações da Vila Medeiros – Zona Norte de São Paulo, mesmo local de nascimento e criação de Hanifah, que mora no Jaçanã desde criança.

MV Bill | Voando Baixo
O 12º álbum do rapper reúne crônicas viscerais sobre um Brasil desestabilizado. A capa registra o caos nas comunidades, avistado por fotografia aérea, como num grande mapa do país. Em meio ao concreto acinzentado, o músico aparece no canto esquerdo com a mão em riste, numa posição de combate baseado no diálogo e na conciliação.

Amanda Magalhães | Água
A atriz e musicista lança este delicado single em parceria com Vico Piovani. “A água tem simbologias diversas em diferentes culturas e crenças: a origem da vida, a cura, fecundidade, fertilidade, transformação, força, limpeza e, também, um meio de regeneração. A composição remete aos ciclos da natureza, a vida e a morte, o eterno movimento das coisas, o existir, o desaguar”. A capa tem arte feita por Paulo Cavalcante aka Todinei dos Teclados, integrante da banda de Amanda.

Jaloo e Strobo | Batismo
Representantes quentes do Pará e do pop nacional, o multiartista Jaloo e o duo Strobo (formado por Léo Chermont e Arthur Kunz) anunciam um projeto juntos: Os Amantes. Com um disco previsto para o dia 10 de junho, que tem apoio Natura Musical através da Lei Semear, a nova banda liberou este vídeo, responsável por transmitir a vibe e a proposta do trio neste momento. “Batismo”, que tem um texto narrado por Jaloo, está disponível em todas as plataformas de streaming, já que é a faixa que abrirá o disco de Os Amantes. Antes do álbum cheio, contudo, mais dois singles com videoclipes chegarão ao público. São eles: “Linda” (13 de maio) e “Bye” (27 de maio).

As Baías e Ivete Sangalo | Mãe
Com versos declamados, como poesia e melodia doce, o trio, junto com Ivete, fala do amor mais puro e genuíno, que é o de uma mãe e seu filho. Através de trecho da letra, “Sem falar, eu grito Mãe”, entendemos que essa relação é calcada por um sentimento de proteção e amparo muito grandes, sendo porto seguro nos momentos mais necessários. A canção é uma declaração às mães e ao trazer duas mulheres trans cantando, traz reflexões importantes na data. Qualquer pessoa, seja mulher cis, lésbica, trans ou o que for, pode ser mãe e é! Toda mulher que ama e que cuida de seu filho, seja qual for sua orientação sexual, é mãe. O que importa é a relação única e o amor infinito que ela nutre e nada mais. O single também ganhou sua versão em vídeo, partindo de um olhar documental ao mostrar quatro histórias de mães soteropolitanas, vistas como heroínas por seus filhos e pela sociedade. A experiência audiovisual será divulgada no dia 09 de maio, Dia das Mães, no canal oficial da banda no Youtube.

Marcelo Cavalcante | Esparsa
Inspirado nas cantorias setentistas principalmente do nordeste brasileiro e com sambistas contemporâneos do sudeste do país, neste single Marcelo se propôs passear por gêneros como a Música popular brasileira, Pop Barroco, Folk e o violão brasileiro para discorrer sobre os questionamentos sobre o futuro do país, fruto da pandemia, evidenciando a canção de protesto, como o movimento da Nueva Canción Latinamericana.

Samico | Pássaro Blue
Apostando em um tom mais minimalista, o álbum apresenta uma estética sonora que passeia entre a música popular brasileira, com elementos do pop, folk e uma pitada de indie. São com essas texturas sonoras que Samico brinca com a suavidade das vozes, que muitas vezes se confundem ou fundem-se despertando uma sensação de leveza. O disco, que traz sete faixas autorais, é fruto de um processo criativo desenvolvido todo à distância e conta com as participações de Illy, na faixa “Paz” e Bárbara Eugênia, em “Coração”, que foi escolhida como single e lançada em janeiro deste ano.

Doug Felício | Ilha das Cobras
O EP de estreia do produtor musical e multi instrumentista Doug Felício, integrante das bandas Black Mantra, Black Brasa, Gigante Mamuthe, nasce a partir do olhar para o sousafone, instrumento que começou a estudar e pesquisar há mais de cinco anos, e que é especialmente conectado às fanfarras de rua, às orquestras sinfônicas e às brass bands. “Em minhas pesquisas, me vi fascinado pelo instrumento, que é uma evolução da tuba – por sua vez uma evolução do Oficleide. Apesar da evolução, o campo de atuação desse instrumento teve pouca transformação ao longo de mais de um século”. Doug enxergou um paralelo importante com a teoria de Seleção Natural de Charles Darwin, e aprofundando mais em sua pesquisa, encontrou a história da jararaca-ilhoa e de seu habitat. É aqui que a natureza se conecta.

#filmes

Samba de Santo – resistência afro-baiana | Globo Play
Lançado na 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa-metragem chega agora ao streaming, com estreia marcada para o dia 7 de maio. Três blocos de Carnaval, nascidos em terreiros de candomblé na Bahia, são o centro deste documentário: Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma. Por meio do trabalho desses grupos centenários, o filme explora a cultura negra, suas danças, seus tecidos e sua ancestralidade. Os blocos seguem resistindo e ecoando os movimentos negros baianos, ajudando suas comunidades e espalhando brilho pelos caminhos tortuosos de um Brasil racista.

3º FESTCiMM – Festival de Cinema no Meio do Mundo
4 a 8 de maio
Grátis
O festival tem caráter independente, cultural e educacional com filmes de curta e longa metragem, nacionais e internacionais proporcionando encontros, reflexões e trocas entre realizadores, fomentando o cenário do audiovisual brasileiro e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros. O evento online traz olhares dos inúmeros meios e mundos espalhados pelo planeta. São filmes de diferentes países, estados e cidades, nas 7 mostras competitivas e shows durante os dias do festival. Ao todo são 726 filmes de ficção e documentários de todas as regiões do país e do exterior.

Volta ao Mundo: Suíça | Belas Artes À La Carte
6 e 19 de maio
Realizada em parceria com a Swiss Film Foundation, o festival reúne filmes raros e inéditos nos cinemas brasileiros, entre eles dois longas do aclamado diretor Alain Tanner. Na seleção, “Desejo de Voar”/Mare (2020), de Andrea Staka; “O Caminho para Moscou”/Moskau Einfach! (2020), de Micha Lewinsky; “Espacate”/Spagat (2020), de Christian Johannes Koch; “Love Me Tender” (2019), de Klaudia Reynicke; “Deserto”/My Little One (2019), de Frédéric Choffat e Julie Gilbert; “Sturm” (2020), de Oliver Rihs; “Na Cidade Branca”/Dans La Ville Blanche (1983) e “O Último a Rir”/Charles mort ou Vif (1969), estes dois últimos dirigidos por Alain Tanner.

#visuais

OSGEMEOS: Segredos
A Pinacoteca de São Paulo oferece uma experiência virtual em 360º da mega exposição. O tour gratuito garante a todos no Brasil e exterior a possibilidade de navegar pelos mais de 1000 itens do rico imaginário dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo e os 10 espaços dedicados à mostra (7 salas expositivas, octógono, hall e pátio). O tour online também representa a possibilidade de acesso a uma das exposições mais concorridas do país.

Homeostasis Lab | Novo Tempo
A Homeostasis Lab, plataforma criada há oito anos pelos curadores Julia Borges Araña e Guilherme Brandão, acaba de fazer a estreia do projeto Novo Tempo. Dentro da proposta, nove curadores brasileiros foram convidados a criar mostras autorais, com foco no impacto dos meios digitais na poética e estética da arte contemporânea, a partir de pesquisas sobre os efeitos de uma realidade no território etéreo da internet. “Novo Tempo” reúne exposições assinadas pelos curadores Flávio Carvalho, Gabriel Menotti, Guilherme Teixeira, Luciana de Paula Santos, Mari Nagem, Paloma Oliveira, Pedro Caetano, Rudá Cabral e Taís Koshino e apresenta obras de artistas diversos, como Adriano Costa, Brian Mackern, Cibelle Cavalli, Gabriel Massan, Giselle Beiguelman, Lev Manovich, Lyz Parayzo, Mario Klingemann, Marissa Noana, Pedro Victor Brandão, Hammam Radio • حمّام راديو e Rodolpho Parigi.

#cênicas

Fôlego
De 1 a 16 de maio | Sábados e domingos, às 20h
Gratuito
Jane sofre de epilepsia e, contra todas as expectativas, descobre na corrida um modo de evitar as convulsões. Passa a correr todos os dias, diversas vezes, sempre que sente que está para convulsionar – e isso parece ter resolvido o problema. Até que, depois de muito tempo, ela tem um novo ataque. Recebe, então, a notícia de que pode realizar uma cirurgia para a retirada de parte de seu cérebro, o que curaria sua doença, mas poderia deixar sequelas. Jane decide então participar da chamada “Corrida da Morte” no deserto de San Antonio. Ela se impõe as 110 milhas da ultramaratona como prazo para tomar sua decisão.

#literatura

Transfeminismo, de Letícia Nascimento
Através de uma linguagem acessível e didática, traz ao público geral explicações necessárias sobre os conceitos de gênero, transgeneridade, mulheridade, feminilidade e feminismo. Mostra como cada vez mais é necessário que as pessoas estejam abertas às diversas existências que não necessariamente se encaixam na organização binária e cisgênera do mundo. Um primeiro passo nesse sentido é conhecer as experiências de quem faz parte desses grupos e esse livro, escrito por uma mulher travesti, negra e gorda, que está presente nos meios acadêmicos e é inspiração para outras mulheres transexuais e travestis, apresenta essas vivências, traz conceituações históricas e situa o transfeminismo dentro dos demais feminismos existentes.

#delivery

Duo 38

A padaria artesanal tocada pelo casal Lais Duo e Fabio Murakami produz deliciosos itens, a maioria deles feitos com processo de fermentação natural. Pães crocantes por fora e macios por dentro, saborosos rolinhos de canela, belissimas foccatias, entre outros produtos finamente preparados estão no cardápio.

Para a data, eles montaram 2 kits. O primeiro sai a R$ 100 e leva pão da casa (800g), par de rolinhos de canela, geleia de frutas vermelhas ou uvaia (200g) e café especial da Pura Cafeina, com grãos inteiros ou moídos (250g). O segundo vai com os mesmos itens somados a uma focaccia de tomate com alecrim (400g), um queijo boursin de ovelha da Queijaria Rima (150g) e um muffin de banana do quintal do casal, com geleia de Mirtilo.

Casa Tucupi

A cozinheira acreana Amanda Vasconcellos sugere em sua @casatucupi um menu repleto de receitas de família, aprendidas com sua mãe, avó e tias, vendidas por encomenda. Abrem o menu os Pães de castanha, açaí, cupuaçu e tucupi (R$30, porção de 350g, com um de cada), que podem ser acompanhados pelo Antepasto de berinjela, pimentões e quiabo (R$22, 150g) ou pela Geleia de Cupuaçu (R$22,150g).

Há ainda a Salada com lascas de pirarucu (R$44, 350g) e a Salada com flores e castanha do Brasil (R$30, 350g), com molho de cupuaçu. Nos principais, Cozidão da dona Ioleta (R$48, 500g), Peixada da Tia Norma (R$68, 500g), Baião de legumes (vegetariano ou vegano, R$48, 500g), além da Farofa com banana frita (R$26, 500g) e Farofa com castanha (R$26, 500g), ambas feitas com farinha de Cruzeiro do Sul, e Arroz com castanha, ervilha e cenoura (R$20, 500g).

Como sobremesa, Amanda prepara a Torta de banana da minha mãe (R$44, 500g) e o Bolo de Trigo com calda de chocolate da Tia Rita (R$44, 500g). As encomendas podem ser feitas até o dia 07/05, elo telefone ou whatsapp 11 94241-2232 e serão entregues no almoço do dia 09/05.

Encomendas até 07/05, com entregas no almoço do dia 09/05.
Pedidos pelo (11) 94241-2232, até dia o dia 31/03

Aizomê

O restaurante japonês que conquistou meu coração, chefiado pela maravilhosa Telma Shiraishi, oferece ótimas opções para delivery e take-away neste Dia das Mães. Sugestão especial com diversas preparações, frias e quentes, o Jubako Hanami vem montado numa linda caixa de laca e amarrado em furoshiki. Feito em edição limitada, o presente serve 1 pessoa e custa R$ 245.

Combinados especiais de sushi e sashimi para 2 pessoas saem a partir de R$250. Já o Kit Sukiyaki para 2 pessoas, para finalizar em casa, com 200g de contrafilé fatiado, tofu, acelga, cogumelos, horenso e cenoura, além do caldo, udon e onsen tamago à parte, fica R$ 240. Para adocicar, o Hanami Cake, com génoise de matchá, cheesecake de limão siciliano e mousse de morango fica R$ 18 e os bolos de frutas, de matchá ou de chocolate (sob encomenda), com 15, 18 ou 21 cm de diâmetro ficam partir de R$60.

Encomendas e entrega: agendamento para entrega ou retirada nos dias 7 de maio (almoço e jantar), 8 de maio (almoço e jantar) e 9 de maio (almoço).
Pedidos com até 48 horas de antecedência pelo www.aizome.com.br/delivery , telefone (11) 2222-1176 ou whatsapp (11) 94247-9315.

Bacalhau Vinho&Cia
Uma mesa de culinária portuguesa farta e rica com a escolha de uma entre nove receitas clássicas de pratos com bacalhau e quatro com camarão são as sugestões para celebrar o Dia das Mães. O menu completo inclui porção de bolinhos de bacalhau no feijão fradinho, um prato de Bacalhau dentre as versões Grelhado à Moda, Ao Murro, a Zé Pallas, ao Forno, à Portuguesa, Gomes de Sá, às Natas, a Doré e ao Molho, ou Camarão (9 unidades), à Paulista, à Bahiana, às Natas, à Provençal, arroz branco, e pastéis de nata, a R$ 360 servindo duas a três pessoas. A encomendas podem ser feitas com até 24 horas de antecedência, e o delivery será entregue no domingo das 10h30 às 13h. Serão entregues prontos para finalizar e aquecer em forno a 150 graus por 15 a 20 minutos. Para informações, na unidade do Itaim, ligue para 3071.4077 e na Barra Funda, 3666.0388. Ou pelo whatsapp 96333.1225.

By Koji
Especialmente para o Dia das Mães, o restaurante apresenta como sugestão um combinado com o frescor único dos pescados selecionados a dedo pelo chef Koji Yokomizo. O combinado serve 2 pessoas e oferece como opção de harmonização um vinho branco. A clientela pode degustar a seleção com o rótulo por R$ 550, ou apenas o prato no valor de R$ 450. Entre os sashimis, Salmão, Atum e Vieira, com quatro fatias cada; Robalo, Olho de Boi e Polvo, respectivamente com dois cortes. Já as opções de Sushi, serão servidos em dupla com as seguintes sugestões: Toro, Olho de Boi, Pargo, Lagostim, Barriga de Salmão, Vieira e Lula. Ainda para complementar, 2 Dyo de Codorna Trufado, Uramaki Ebitem, Baterá de salmão e Tekamaki em seis peças. No serviço de encomendas, o combinado será servido e entregue em uma louça que será retirada pela equipe do restaurante no dia seguinte. Pelo aplicativo Ifood, o prato será entregue nas caixinhas de delivery.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Filha de Bussunda fala de luto, piadas e revela nova série sobre o pai