Criatividade

Ajax lança camisa comemorativa em homenagem a Bob Marley em seus 40 anos de morte

Vitor Paiva - 11/05/2021 | Atualizada em - 13/05/2021

A nova camisa especial do time de futebol holandês Ajax será lançada em homenagem ao compositor e cantor jamaicano Bob Marley. A notícia foi dada pelo site Footy Headlines a partir de posts de especialistas e fóruns de torcedores que vazaram recentemente a notícia, com direito a fotos “prevendo” como será a própria camiseta, que será lançada em 11 de maio, segundo consta, como tributo aos 40 anos do falecimento do artista – as imagens divulgadas teriam, segundo as postagens, 85% a 90% de precisão com relação a como será o modelo, que será lançado como terceiro uniforme do time.

 

Camisa do Ajax em homenagem a Bob Marley

A camisa é 90% exatamente como o lançamento será

A camiseta preta virá com as icônicas três listas da fabricante Adidas tingidas sobre o ombro nas cores vermelha, amarela e verde – que se tornaram como cores oficiais do reggae e de Marley – assim como virão em tais tonalidades as três estrelas sobre o escudo do clube holandês. Ainda segundo o site, o uniforme especial também trará três pássaros nas cores, representando a canção “Three Little Birds”, escrita e gravada por Marley.
Camisa do Ajax em homenagem a Bob Marley

As listas da Adidas virão nas cores do Reggae

-Dia Internacional do Reggae: mensagem política popularizada por Bob Marley continua atual e necessária

Pois o motivo da homenagem está justamente nesta faixa, que faz parte do repertório do lendário disco “Exodus”, lançado em 1977: desde 2008, quando um DJ colocou a canção pra tocar na Arena Amsterdam após uma partida contra o Cardiff City – sendo cantada em coro pela multidão – que ela se tornou uma espécie de hino da torcida do Ajax, costumeiramente entoada pelos torcedores, com seus versos até mesmo estampando faixas no estádio. “Three Little Birds” foi relançada como compacto em 1980, alcançando grande sucesso internacional. A homenagem, no entanto, também acaba por se referir ao amor do artista jamaicano pelo futebol, e o terceiro uniforme será utilizado pelo clube para a temporada 2021/2022.

 

Abaixo do detalhe dos três passarinhos, os três “X” simbolizam a cidade de Amsterdã e, segundo os posts originais com o vazamento, detalhes como o corte da gola podem vir a mudar com relação às fotos publicadas. Ainda não há maiores informações sobre a compra, como preços, prazos e entregas.

Camisa do Ajax em homenagem a Bob Marley

Os pássaros na camisa se referem à canção que se tornou hino da torcida do Ajax

-Hospital cria batas imitando camisas de times para crianças se sentirem melhor

Bob Marley morreu em 11 de maio de 1981 por conta de um câncer aos 36 anos, como um dos mais brilhantes e importantes artistas do século XX.

Bob Marley jogando futebol

Marley era um apaixonado por futebol – inclusive o futebol brasileiro © AP

Publicidade

© fotos: Footy Headlines/créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Mapa da Internet’ imagina os sites mais populares do mundo como se fossem países