Debate

Alemanha admite genocídio com quase 100 mil mortos na Namíbia e prepara indenização

Redação Hypeness - 31/05/2021

Pela primeira vez na história, a Alemanha pediu desculpas e reconheceu a responsabilidade pelo genocídio contra as etnias hereros e namas na Namíbia, que ocorreu no início do século XX, durante o período colonial. 

“À luz da responsabilidade histórica e moral da Alemanha, iremos pedir perdão à Namíbia e aos descendentes das vítimas”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas. A Alemanha já havia falado em “responsabilidade moral” pelas perdas na Namíbia, mas nunca havia usado a palavra “desculpas” ou mesmo reconhecido como genocídio. 

– França dá exemplo ao devolver para o Benim obras roubadas durante a colonização 

– França dá exemplo ao devolver para o Benim obras roubadas durante a colonização 

Em 2011, foi realizada uma cerimônia para a repatriação de crânios namibianos do genocídio do Império Alemão em 1904-1908

– África: o movimento dos países que exigem indenizações dos colonizadores europeus 

O anúncio da decisão acontece após mais de cinco anos de negociações entre os dois países e o resultado é, além do perdão, uma indenização de 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 7 bilhões) para ajudar no desenvolvimento e na reconstrução da Namíbia. 

Contudo, lideranças dos herero e dos nama que não são ligados ao governo rejeitaram o acordo, dizendo que foram excluídos das negociações e que não concordam com o valor acordado, pois consideram “muito baixo para compensar o sofrimento de seus ancestrais”, afirmaram em nota à imprensa. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.