Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Eram 10:24 em ponto, no horário do Nepal, do dia 23 de maio de 2021 quando a montanhista Aretha Duarte realizou um sonho que quebrou paradigmas. Ela se tornou a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do monte Everest, o lugar mais alto do mundo.
– ONG desenvolve carroça e triciclos elétricos para catadores de recicláveis
Aretha Duarte sorri em foto tirada na subida do monte Everest.
O fato histórico tem todos os ingredientes de uma receita de superação fantástica. Segundo o site de Aretha, apenas 25 brasileiros atingiram o cume do Everest. Cinco eram mulheres — todas brancas. Depois de subir o topo do Aconcágua, na Venezuela, cinco vezes e o Kilimanjaro, na Tanzânia, Aretha queria conquistar o topo da Terra.
“O montanhismo é algo que eu me apaixonei e eu diria que virou amor. Quando eu vi uma foto dessa montanha eu falei: ‘eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar’”, contou em um vídeo publicado em sua conta no YouTube, no ano passado.
Apesar da dedicação e da vontade de correr atrás do sonho, era difícil pensar em arcar com os custos da viagem. “Porque o Everest tem o custo da minha casa atualmente”, explicou, no mesmo vídeo.
– Everest: 3 toneladas de lixo são retirados da montanha mais alta do mundo
O frio intenso foi um dos obstáculos que a montanhista teve que enfrentar.
Para chegar no alto dos 8.848 metros do Everest, Aretha decidiu juntar recursos por meio da coleta de recicláveis. “Entendo que o mundo passa por uma crise econômica por causa da pandemia [coronavírus] e não me senti no direito de pedir dinheiro para ninguém, nem que fizesse rifa ou algo do tipo. O objetivo é juntar lixo e sucata da minha casa, bairro, de amigos. É um trabalho de formiguinha”, contou, em entrevista à “Exame”, no ano passado.
Aos poucos, os patrocinadores foram se juntando ao sonho de Aretha, que agora se tornou realidade. A montanhista é a primeira latino-americana e a terceira mulher negra a subir ao topo do mundo.
“Eu sempre incentivo que mais pessoas conheçam esse tipo de lugar. Mulheres, montanha também é para a gente, por mais difícil que pareça! As montanhas também são nossas”, incentivou a atleta em um vídeo publicado durante a descida da montanha.
– Ele pedalou 13 mil km da Suécia ao Nepal, escalou o Everest e voltou pra casa
Publicidade
Sejamos sinceros: chuva é essencial para a vida, porém torcemos para que ela fique bem longe quando estamos viajando....
Martha C. González foi a bailarina principal do Balé de Nova York nos anos 60. Mais de 50 anos depois, acometida por...
A Vana e o José Airton se casaram há 25 anos. Só que, na época, os dois estavam meio sem dinheiro e não deu pra...
Bitucas de cigarro e chicletes mascados tomam conta das calçadas de Londres. Em uma tentativa de conscientizar as...
A tecnologia está permitindo cada vez mais a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência visual, ajudando a...
Na noite desta sexta-feira (5) aconteceu a abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no estádio do...
O Brasil tem mais de 100 mil pessoas oficialmente registradas como ‘Em situação de rua’. Só em São Paulo são...
Em 1847, a Irlanda vivia uma severa crise de fome devido a uma praga que assolou as plantações de batata no país. Na...
Masturbação feminina ainda é tabu. 90% das mulheres gostam de ser masturbadas. Mas 60% delas nunca atingiu o orgasmo...