Inspiração

Artistas, mulheres e mães se reúnem para celebrar maternidade e apoiar projeto Mães da Favela

Redação Hypeness - 03/05/2021 | Atualizada em - 05/05/2021

O Dia das Mães está chegando e um lindo projeto chega fortalecer quem mais precisa, além de celebrar a maternidade. O leilão virtual “Mães pelas Mães“, organizado pela artista Di Couto, reúne artistas plástica brasileiras, mulheres e mães em uma causa necessária.

Nesta semana acontece o leilão virtual “Mães pelas Mães” via Arte Na Fonte. Artista de rua, pintora e ilustradora, Di convidou mais 5 artistas, todas mães, a se engajarem na ação, doando cada uma obra, para ser leiloada durante a semana do Dia Das Mães.

“O Mães pelas Mães surgiu com a minha vontade de ajudar outras mães em situação vulnerável. Eu não tinha condições de produzir uma série de obras sozinha para o leilão. Eu, como todas as mães, tive a rotina de trabalho muito afetada durante a pandemia. Então achei que poderia reunir um time, onde cada uma doaria 1 arte e juntas faríamos esse projeto acontecer. Mandei mensagem para todas as mães artistas que eu conhecia e todas aceitaram na mesma hora e foram muito abertas a ajudar”, explica Di.

O evento terá toda a renda destinada para o projeto Mães da Favela, que auxilia mães em situação de vulnerabilidade.

De acordo com pesquisa feita pelo Data Favela e pelo Instituto Locomotiva, as favelas do Brasil têm 5,2 milhões de mães, com média de 2,7 filhos cada uma. Os lares destas comunidades são chefiados, em 49% dos casos, por mulheres, sendo 47% delas autônomas. Na pandemia, muitas perderam suas rendas e têm passado necessidades.

“É muito forte ver a força de mães juntas para ajudar outras em situação de vulnerabilidade. É impensável o que muitas mães estão passando com os seus filhos nesse momento”, argumenta Di Couto.

A mesma pesquisa mostra que oito a cada dez mães dizem que a renda já caiu por causa do coronavírus e 76% relatam que, com os filhos em casa sem ir para a escola, os gastos aumentaram.

“Durante a pandemia a rede de apoio de todas elas diminuiu e perderam todos os suportes que tinham (escolas, atividades…). Eu acredito que ajudando essas mães ajudamos a sociedade inteira a melhorar e a força que tem um grupo de mães juntas é gigante!”

A ação, segundo as artistas é uma homenagem a força feminina e materna, começando no Dia do Trabalho (01/05) e terminando no Dia das Mães (09/05 ). Ela visa arrecadar alimentos, produtos de higiene e bolsas em dinheiro para mães solo do projeto.

Carioca e mãe solo e feminista, Di aborda nessa nova linha de trabalho importantes temas como: maternidade real, abandono parental, feminismo e política. As outras artistas engajadas são: Bruna Yonashiro, Fefe Tavarela, Hanna Lucatelli, Lais da Lama e RAFAMON.

“A única forma de mudarmos o mundo é ajudando as nossas crianças. Elas são o futuro. Quando você ajuda uma mãe, você melhora a qualidade de vida de todas as crianças em volta dela, além de fortalecer e proteger uma mulher”.

Publicidade

Destaque: Arte de Di Couto


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Desejo que a Maria enfrente um mundo menos cruel com as mulheres’, diz Fabi Alvim sobre filha