Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Filipe Martins, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, pode ser indiciado por ter feito um gesto associado aos supremacistas brancos durante uma sessão do Senado Federal. Após investigação da Polícia Legislativa, o órgão recomenda que o assessor de Jair Bolsonaro seja indiciado por crime de ódio.
No fim de março, o bolsonarista de extrema-direita fez um símbolo que lembra o ‘Ok’ em uma fala do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ao Senado Federal. O sinal, porém, é comumente utilizado por extremistas que defendem a supremacia branca em países anglófonos.
Leia também: ‘Prosa’ traz o racismo para o debate das questões ambientais e de mudanças climáticas
Assessor de Bolsonaro, Filipe G. Martins, tem relações com supremacistas brancos como Steve Bannon
Filipe Martins também utiliza uma foto de capa em seu Twitter com uma frase de um poema de Dylan Thomas; o mesmo verso foi utilizado pelo terrorista de Christchurch no anúncio do ataque nas redes sociais.
Filipe Martins tem uma relação íntima com o pensamento hiperconservador estadunidense e com o Trumpismo, cuja base de apoio é repleta de defensores da supremacia branca.
O pedido de indiciamento feito pelo assessor de Bolsonaro lista a utilização do gesto por terroristas e o histórico de condutas do auxiliar do presidente.
Segundo apuração da Polícia do Senado, que tem a autoridade para investigar ilegalidades ocorridas dentro do Congresso Nacional, Filipe Martins deve ser enquadrado em “crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
O caso segue para o Ministério Público, que pode encaminhar a apuração para a Polícia Federal, que deve avaliar a continuidade do processo ou seu arquivamento.
A defesa de Martins afirma que ele ajeitava sua lapela. O assessor de Bolsonaro alega já ter prestado esclarecimentos às autoridades do Senado e seus advogados esperam que o caso seja arquivado.
Publicidade
As denúncias de assédio sexual e até estupro envolvendo Harvey Weinstein, outrora um dos nomes mais influentes do...
Jair Bolsonaro criticou o Carnaval de rua do Brasil. Para isso, o presidente eleito destilou homofobia em uma cena...
Imagine esperar 1 hora na fila de um supermercado para, quando chegar a sua vez descobrir que não pode efetuar o...
Mulheres que trabalham com atendimento ao cliente geralmente são vítimas das mais absurdas cantadas. Em alguns casos,...
As mudanças que o mundo vem felizmente atravessando, a respeito de como lidar com diferenças, preconceitos,...
Em maio, contamos sobre a história de Patrícia Nogueira, uma servidora pública federal que foi impedida de utilizar...
A corte municipal da cidade de Seattle, nos EUA, decidiu por corrigir uma terrível e custosa injustiça, e limpar a...
Atenção. Os concursos públicos no Brasil vão oferecer 10.588 vagas em várias regiões do país. São oportunidades...
A Copa Libertadores da América Feminina começou no último domingo (19). A competição realizada pela Conmebol vai...